Avaliação Física feita regularmente nas escolas promove cultura da saúde.

Prof. Miranda (dir), orienta alunos de pós-graduação no uso de equipamentos de avaliação do condicionamento físico de atletas, em aula no sábado.
O professor Marcelo Ferreira Miranda, mestre pós-graduado em Educação Física na Universidade de Campinas, defende que as avaliações da composição corporal e das condições cardiorespiratórias deviam ser utilizadas pelos professores de Educação Física também nas escolas. Ele é o orientador da turma de Especialização em Avaliação e Prescrição de Atividade Física – nas disciplinas de “Avaliação Morfofuncional” e de “Fundamentos em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos” – que é composta por professores de Educação Física, na maioria. A promoção dos bons hábitos de saúde é uma das diretrizes principais desses professores. Marcelo Ferreira diz que os procedimentos de avaliação, com e sem o uso de equipamentos sofisticados, são adotados quase somente nas academias de ginástica e em treinamentos esportivos. Segundo ele, esses procedimentos serviriam de importantes instrumentos não só para o professor, mas principalmente para as crianças e os adolescentes poderem valorizar a saúde e entender a fisiologia do próprio organismo. Quanto ao uso de equipamentos, algumas vezes sofisticados, o professor afirma que isso não é limitação. Ele diz que existem métodos simples de avaliação, que podem ser feitas com um banquinho e na própria quadra de esportes da escola, com o uso mínimo de aparelhos. “É fundamental que, nas escolas, se tenha um trabalho buscando a saúde, que os alunos entendam as alterações fisiológicas que acontecem com eles e saberem, por exemplo, como o coração supre a demanda que o exercício proporciona. A gente tem se preocupado, aqui no ID_CURSO, em dar um conteúdo de laboratório e um conteúdo de prática, de escola ou de grupos que não tenham a estrutura de laboratório”, disse o professor. No atual estágio da disciplina de Avaliação Morfofuncional, os alunos estão estudando as técnicas e protocolos de avaliação cardiovascular, alterações das freqüências cardíacas e pressão arterial, que são parâmetros essenciais para a prescrição segura de exercícios.