Coordenador de Psicologia ministra palestra em Simpósio de Educação, em São Paulo.

Professor Luís Martins apresenta resultado de uma pesquisa inovadora na área de Educação, sobre os jogos de RPG.
O coordenador do ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN, Luís Antônio Martins, foi convidado a participar do “III Simpósio RPG & Educação”, que está se realizando em São Paulo, no SESC-Consolação. Neste domingo, à tarde, ele apresenta a palestra intitulada "A Porta do Encantamento: os Jogos de representação (RPGs) na perspectiva da socialização e da educação", uma das atividades de encerramento do evento. Na abordagem do professor Luís Martins, o RPG - sigla em inglês usada para classificar os “jogos de representação de papéis”, incluindo-se as modalidades jogadas por meio de computador – tem como referencial teórico o construtivismo proposto por Jean Piaget. A pesquisa que ele apresentará, busca traçar um paralelo entre a atividade lúdica concernente aos Jogos de Representação (RPGs) e o desenvolvimento da socialização e conseqüente autonomia. Dentro que chama de vanguarda pedagógica e a partindo da hipótese de um ensino “reestruturado em dinâmicas que consideram a criatividade, a expressão e a interação social como elementos responsáveis pelo desenvolvimento da autonomia” – para ele, a única com potencial transformador – o professor Martins faz “uma reflexão acerca da atividade lúdica, na qual o RPG é o objeto central, num processo de ensino-aprendizagem enfocado a partir de uma perspectiva mais libertadora do que castradora”. “Como um jogo de interpretação, o RPG traz elementos dramáticos, os quais parecem estimular o desenvolvimento de uma série de capacidades humanas. Na sala de aula, não é diferente. Pelo menos, é o que indica a pesquisa realizada com jogadores de RPG, a maioria favorável à sua implantação como alternativa pedagógica nas instituições de ensino”, explica o professor.