UNIGRAN realiza Jornada de Medicina Veterinária nos dias 15, 16 e 17.

Acadêmicos que se integraram várias atividades práticas de Veterinária, neste ano, participam de palestras técnicas sobre saúde e produção animal.
O ID_CURSO de Medicina Veterinária da UNIGRAN abriu inscrições para a participação de estudantes universitários e profissionais das áreas de Veterinária, Manejo e Nutrição Animal, Zootecnia e, também, de produtores na “I Jornada Acadêmica” do ID_CURSO, que acontecerá nos próximos dias 15, 16 e 17. A abertura do evento será feita pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul, Roberto Rachid Bacha, na quarta-feira, às 8h da manhã. A Jornada está sendo organizada pelos acadêmicos do 4º semestre de Medicina Veterinária e as inscrições podem ser feitas na Tesouraria da UNIGRAN. Em 2003, o primeiro ano do ID_CURSO, a Semana Acadêmica de Veterinária teve uma programação de mini-ID_CURSOs realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no Sindicato Rural de Dourados. A partir deste ano, esses mini-ID_CURSOs passam a ser desenvolvidos em outros meses, possibilitando que alunos e professores de outras Instituições possam se integrar aos acadêmicos da UNIGRAN durante as Jornadas Acadêmicas. Segundo o coordenador do ID_CURSO de Medicina Veterinária, professor Robson Ferreira Cavalcante de Almeida, o evento deste ano abrangerá temas relativos à saúde e à produção animal, tanto de pequenos quanto de grande animais, em onze palestras que acontecerão de manhã e à tarde, nos três dias da Jornada de 2004. “Definimos temas variados justamente para atender ao público de maneira geral e possibilitar o intercâmbio entre os acadêmicos, palestrantes e produtores”, disse o professor. Ele considera que a participação de profissionais e produtores vai enriquecer as palestras com debates sobre exemplos reais de questões sobre saúde, nutrição e produção animal em diversas cadeias produtivas. PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS Quarta-feira (15) 08h00 – Palestra de abertura com o presidente do CRMV-MS, Roberto Rachid Bacha. 09h30 – “Imunização de pequenos animais e diferenciação de inflamação e infecção”, com o médico veterinário Márcio Antônio da Silva (Schering Plough Coopers). 13h30 – “Atualidades em Rastreabilidade Bovina”, com o médico veterinário Luiz Álvaro Monteiro Junior (doutorando na Unesp de Botucatu/SP). 15h00 – “Clostridiose”, com o médico veterinário Júlio César Weiler (Vallé). Quinta-feira (16) 08h00 – “Homeopatia Animal”, com o médico veterinário Fabrício Mayo, especializado em clínica de grandes animais (Unesp de Jaboticabal/SP). 09h30 – “Viabilização de Suplementação para Bovinos”, com médico veterinário Walter Leandro Patrizi, mestre em alimentação de ruminantes (UFMG). 13h30 – “Diagnóstico de Propriedade Rural”, com a médica veterinária Raquel Braga Rosa, supervisora técnica da Macal Nutrição Animal. 15h00 – “Nutrição em Ovinocultura: conceitos e aplicações”, com a zootecnista Camila Brandão Ferreira Ítavo, mestre em Ciência Animal (UFMS). Sexta-feira (17) 08h00 – “Utilização de minerais orgânicos na suplementação de bovinos de corte”, com o zootecnista Marcos Sampaio Baruselli (Tortuga). 09h30 – “Estratégias de alimentação de bovinos na seca”, com o médico veterinário Newton Maldonado Teodoro (Douramix). 13h30 – “Cadeia produtiva do leite”, com médico veterinário Arceno Athas Júnior, da agência do IAGRO de Glória de Dourados.