Estudantes de Farmácia participam de estágio de vivência no Projeto VerSUS.

Grupo que está em Dourados foi recebido hoje pelo pró-reitor Rubens Di Dio e conheceu as instalações dos ID_CURSOs de Saúde da UNIGRAN.
Nesta quarta-feira, a UNIGRAN recebeu um grupo de vinte estudantes de ID_CURSOs da área de Saúde de Brasília, Goiânia, Rondonópolis, Campo Grande, Cuiabá e de Dourados que está conhecendo toda a estrutura de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), em Dourados, por meio do “Projeto VerSUS”. Esse projeto é financiado pelo Ministério da Saúde e realizado em parceria com Movimento Nacional Estudantil da Saúde, que atualmente representa universitários de 16 áreas distintas, e as secretarias municipais e estaduais de saúde do país. Da UNIGRAN, o Ministério da Saúde selecionou os acadêmicos de Farmácia Bruna Alves Gomes, que está fazendo o estágio de vivência em Dourados, e Clemilson Alexandre, que foi enviado a Goiânia, em Goiás. Juntamente com os colegas de outras áreas, eles se integraram nas equipes multiprofissionais do SUS, desde 29 de agosto, observando as ações de saúde e colhendo opiniões de usuários e dos profissionais do Sistema. Ao final de cada dia de trabalho, os estagiários se reúnem para trocar idéias com o grupo sobre as impressões que obtiveram naquele dia. “O projeto é muito interessante porque há coisas que a gente não aprende em sala de aula [e] pude vivenciar muitas coisas que eu não sabia que existia”, disse a acadêmica de Farmácia Bruna Alves, de 19 anos, citando exemplos que não conhecia em detalhes como o Conselho Gestor de Saúde, as equipes do Programa de Saúde na Família e o Centro de Recuperação de Crianças Desnutridas do Hospital da Missão Caiuá, “todo mundo ficou horrorizado de ver como é a situação na Aldeia”, disse a acadêmica da UNIGRAN. O estágio de vivência terminará no próximo sábado, quando os acadêmicos irão preparar um relatório com as observações deles acerca do SUS em Dourados. O aluno de Medicina da Universidade de Brasília, UnB, José de Arimatéia, de 23 anos, pensou um pouco antes de comentar o atendimento do SUS no Município. “Aqui em Dourados está assim..., eu diria que não funciona cem por cento, mas o importante é estar trabalhando para melDATA_HORAr”, disse o acadêmico.