Em seu jubileu de prata, Semana Jurídica continua na defesa da dignidade humana.

É esperada a participação de mais de mil pessoas, nas palestras e em eventos como o Júri Simulado, na XXV Semana Jurídica, a partir de 2ª-feira.
A Semana Acadêmica de Direito da UNIGRAN está completando 25 anos de realização em 2004, consolidada como um dos eventos que mais contribuíram para a evolução do pensamento jurídico em Mato Grosso do Sul. Em seminários mediados pelos mais qualificados palestrantes, a Semana Jurídica tem promovido a renovação e a atualização de conhecimentos em todos os campos e especialidades do Direito. Ela reflete ainda uma formação no ID_CURSO de perfil ampliado à definição de “operador do Direito”. Isto é, com qualificação técnica de alto nível e percepção do atual caráter humanizado da profissão. Por isso, em suas atuações como advogados, juizes, promotores e defensores públicos ou como funcionários do Poder Judiciário, os profissionais egressos da UNIGRAN têm-se destacado em suas áreas. Assim, por toda sua história, o jubileu de prata da Semana Jurídica da UNIGRAN representa um marco não só para mundo jurídico como para a sociedade do Estado. Na “XXV Semana Jurídica da UNIGRAN”, que começa na segunda-feira (23), a justiça orientada pelos direitos da pessoa humana se fortalece como tema sobre o qual a Faculdade de Direito da Instituição incentiva os debates já faz alguns anos. Comentando esse enfoque que é dado aos assuntos da Semana Jurídica, o diretor da Faculdade de Direito da UNIGRAN, professor Edson Ernesto Ricardo Portes, disse em entrevista no jornal “O Progresso” que “a dignidade do ser humano é o direito mais fundamental". Sob essa visão, as palestras da “XXV Semana Jurídica” (veja programa abaixo) e as atividades envolvendo os acadêmicos do ID_CURSO, como os ConID_CURSOs de Oratória e de Monografia Jurídica e o Júri Simulado, e que têm atraído grande público nos últimos anos, deverão reunir mais de mil participantes na semana que vem. As inscrições estão abertas a estudantes acadêmicos de Direito de todas as instituições e profissionais e podem ser feitas no “Diretório Acadêmico 27 de Outubro”, organizador do evento. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 411-4141 e fax 411-4167. Conforme a coordenadora do ID_CURSO de Direito, professora Noemi Mendes Siqueira Ferrigolo, é necessário que, neste início de milênio - “fase de absoluta transição de valores” devido às mudanças sem precedentes havidas nas formas de controle social, por meio das novas tecnologias, que modificaram também os costumes e as formas de relacionamento pessoal – o Direito assuma um papel orientador de regras para um mundo verdadeiramente civilizado. Ela convida a sociedade ao debate em torno do tema central da “XXV Semana Jurídica” - O Terceiro Milênio sob a ótica dos direitos fundamentais da pessoa humana – partindo da consideração de que o Direito também é produto “de transformações sociais, quase sempre oriundas de conflitos entre grupos e classes que desejam a harmonização”, e de que ele próprio “sofre exigências de novos conceitos de seus paradigmas”. “Nossa proposta, com os temas em pauta nesta Semana Jurídica, é provocar o debate, a inquietação e desinstalar as mentes mais acomodadas, reafirmando que o Direito como ciência provoca reflexão, uma vez que seu papel não é o de somente regular ou acompanhar a dinâmica da sociedade, mas também lhe cabe retomar posicionamentos como ciência orientadora de muitas direções do mundo civilizado”, disse a professora, dando como referências de escolha dos temas os atuais contextos social no Brasil e no mundo. PROGRAMAÇÃO DA “XXV SEMANA JURÍDICA” DIA 23 - Credenciamento a partir das 8h. 19h30: Abertura solene. 20h00: Palestra – “Tutela Preventiva e Procedimento Ordinária”, com doutor em Direito Processual Civil Ovídio A. Baptista da Silva. DIA 24 08h00: “Direitos e Garantias Fundamentais do Cidadão em Matérias Tributárias”, com o mestre e doutor em Direito Tributário Clélio Chiesa. 19h30: “Direito do Trabalho, Reforma Trabalhista e Globalização”, com o doutor em Direito do Trabalho, juiz e autor de livros Jorge Luiz Souto Maior. DIA 25 08h00: “Júri Simulado”, sob a coordenação do professor Joe Graeff Filho. 19h30: “Direitos Humanos e o século XXI”, com o doutor em Sociologia do Desenvolvimento e professor de Sociologia Jurídica da UFSC Edmundo de Arruda Junior. DIA 26 08h00: “Direito do Trabalho no III Milênio”, com o juiz do Trabalho Alexandre Ramos, mestre em Direito e professor da ESA/SC e Escola de Magistratura do Trabalho XII AMATRA e autor de livros. 19h30: “A Natureza Jurídica da União Homoafetiva”, com o desembargador do Tribunal de Justiça de RS José Teixeira Georgis, professor nas Escolas Superiores de Magistratura e do Ministério Público. 21h30: “Homenagem aos egressos do ID_CURSO de Direito. DIA 27 08h00: “Reforma do Judiciário”, com o desembargador do Tribunal de Justiça de RS Carlos Rafael dos Santos Junior. 19h00: “Final do ConID_CURSO de Oratória”, sob a coordenação da professora Noemi Ferrigolo. 20h00: “O Novo Direito Administrativo”, com o advogado Diógenes Gasparini, professor da Escola Superior de Direito Constitucional de São Paulo. 21h30: “Premiação: ConID_CURSO de Oratório e ConID_CURSO de Trabalhos Jurídicos”.