ID_CURSO de Pedagogia destaca a importância da pesquisa na formação profissional.

Em palestra no dia 9, com o prof. Helder Baruffi (UFMS), estudantes puderam debater a postura que se deve adotar perante o conhecimento.
A Pedagogia está se ampliando para campos profissionais além da Escola e redefinindo o perfil do pedagogo. Conforme a maioria das habilitações no país, a sua principal área é a Educação Infantil. Entretanto, a atuação do pedagogo é crescente nos chamados espaços não-formais de educação, como as empresas privadas e as ONGs. A contrapartida dessa evolução é a exigência de um profissional empreendedor e com postura pró-ativa na aquisição e na atualização de seus conhecimentos. A UNIGRAN pretende que os seus acadêmicos desenvolvam esse perfil já na graduação. Por isso, a Coordenação de Pedagogia está reforçando a importância de questões como o papel da pesquisa e, especialmente, da monografia de conclusão de ID_CURSO não só para a vida acadêmica, mas principalmente na formação de diferenciais de capacidade profissional que são pedidos no mercado de trabalho. No início da semana, a coordenadora do ID_CURSO de Pedagogia, professora Magda Carvalho Fernandes, convidou o professor Helder Baruffi para ministrar uma palestra aos acadêmicos, com o objetivo de esclarecer e orientar sobre teoria e prática da pesquisa em Educação, bem como a importância da pesquisa monográfica na construção do conhecimento. O professor Baruffi, que, dentre vários livros, é o autor de “Metodologia da pesquisa: manual para a elaboração da monografia” (Ed. HBedit, Dourados, 2004, 179 p.), abordou os métodos de se ensinar e de estudar, enfatizando que o aprendizado decorre de uma postura disciplinada e relativamente autônoma perante o conhecimento. “O professor, hoje, é um facilitador; ele indica as biografias e apresenta os princípios, destacando as idéias principais, cabe ao aluno, a partir daí, tirar suas conclusões para elaborar seus estudos e resenhas”, disse. (Cobertura e foto: Helton Costa/Jornalismo).