Jornada de Nutrição abre inscrições para palestras e ID_CURSOs teórico-práticos de alimentos.

Na programação da Jornada a coordenadora Andréa Chamaa destaca as atividades práticas, de interesse da maioria dos participantes.
A III Jornada do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN, de 11 a 13 de agosto, terá mais da metade de sua programação formada por ID_CURSOs e mini-ID_CURSOs de alimentos. Nos três dias do evento, as manhãs serão de palestras que tratarão de temas relacionados à manutenção da saúde e ao controle de doenças pela nutrição. De tarde e à noite, haverá os ID_CURSOs de “Panificação: Confeitaria e Massas”, “Alimentação Alternativa” e de “Diretrizes para Planejamento Dietético”, sendo que as vagas desse último já se esgotaram. A coordenadora de Nutrição, professora Andréa Ribeiro da Luz Chamaa, explicou que a ênfase em atividades práticas atende aos pedidos dos acadêmicos. “O foco são os acadêmicos e os nutricionistas interessados em aprimorar seus conhecimentos”, explicou a coordenadora, dizendo que estudantes de outras áreas da saúde e pessoas da comunidade, em geral, também podem se inscrever na Jornada. As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Nutrição, no prédio 4 da UNIGRAN, telefone 411-4164, nos períodos da manhã e da tarde. Detalhando as atividades, a professora Andréa Chamaa reforça a importância das contribuições que a Nutrição oferece à saúde pública. O miniID_CURSO de Alimentação Alternativa, por exemplo, ensinará a aproveitar melhor os alimentos, sem desperdício dos nutrientes que estão em partes como talos, folhas e cascas de legumes e verduras. No ID_CURSO de panificação, os participantes aprenderão técnicas de confeitaria fina, como a separação do glúten da farinha de trigo. No de Diretrizes para Planejamento Dietético, cujas vagas foram completadas nesta terça-feira, os conteúdos englobam a preparação de cardápios para diferentes faixas etárias, recomendações nutricionais e cálculos dos valores calóricos de cada cardápio. As palestras, por sua vez, trazem a debate assuntos técnicos da profissão, mas em campos de atuação diferentes. Conheça a agenda e os palestrantes: III JORNADA DE NUTRIÇÃO DA UNIGRAN DIA 11 – QUARTA-FEIRA. Tema 1: PRÓ-BIÓTICOS E PRÉ-BIÓTICOS – palestrante: nutricionista Renata Vargas Vasconcelos, especializada em alimentos e em Administração de Marketing e Comércio Exterior. Tema 2: ALIMENTOS FUNCIONAIS – palestrante: nutricionista Aline Baldan, especializada em Saúde Pública e da Família. DIA 12 – QUINTA-FEIRA Tema 1: KITS DE DIETAS ESPECIAIS – palestrante: Lílian Keller Herrero, nutricionista responsável pela merenda escolar do município de Maracajú, MS. Empresária do ramo de alimentos congelados. Tema 2: NUTRIÇÃO ENTERAL – palestrante: Beatriz de Freitas V. da Silveira, nutricionista especializada em Administração Hospitalar. DIA 13 – SEXTA-FEIRA Tema 1: PREVALÊNCIA DE DIABETES MELITTUS DO ID_TIPO 2 E FATORES DE RISCO DA POPULAÇÃO INDÍGENA TERENA – palestrante: nutricionista clínica Adriana Flores, mestre em Saúde Coletiva; profissional especializada em gerenciamento de unidades de saúde. Tema 2: O SÓDIO NO CUIDADO DIETÉTICO DA HIPERTENSÃO – nutricionista MAruska Dias Soares, mestre em Saúde Pública.