Equipe da UNIGRAN conquista primeiras medalhas de Orientação para Dourados.

Anderson, Adriane e Juliana foram destaques da delegação de Dourados, no Circuito Estadual de Orientação. No detalhe, prof. Rogério.
Três estudantes da UNIGRAN são os primeiros atletas civis de Orientação a trazer medalhas desse esporte para Dourados. Juliana Maria da Silva, Adriane Ayummi Myiazaki e Anderson de Oliveira Mamede integraram a delegação de Dourados na “III Etapa do Circuito Sul-Mato-Grossense de Orientação”, que foi realizado nas pistas mapeadas dentro das matas da “Embrapa Gado de Corte”, de Campo Grande. Na delegação de Dourados, comandada pelo professor de atletismo Rogério da Cruz Montes, havia nove militares do 28º Batalhão Logístico do Exército e 24 acadêmicos de Educação Física da UNIGRAN. Além dos três medalhistas, outros seis atletas da Instituição completaram suas provas em zonas de pontuação nessa primeira participação numa competição oficial. “A nossa idéia era fazer a iniciação e mostrar o que é a Orientação em um nível mais elevado, como no Circuito Estadual. De repente, uma aluna nossa surpreende com um 2º lugar, outra com o 4º, e outro com o 10º lugar, entre 300 e poucos participantes, acho que o resultado foi bom. Para nós é um grande feito”, declarou o professor. A Orientação, prática que até pouco tempo era somente treino militar, tornou-se um esporte civil que está ganhando adeptos em todos os Estados. Para praticá-la, o iniciante passa por um aprendizado de como manusear a bússola e de como fazer a leitura de cartas topográficas. Essas habilidades são exercitadas em treinos de campo, em perID_CURSOs que variam em extensão e em graus de dificuldade, conforme a idade e a categoria dos praticantes. Segundo os adeptos, o esporte pode ser praticado inclusive por crianças e idosos. A Orientação desenvolve noções de sentido de direção e de localização, o raciocínio, o vigor físico e é desestressante, já que as pistas são desenhadas entre campos e matas. Na Europa, Estados Unidos e Canadá, ela ganhou popularidade há duas décadas e, hoje, até se cogita torná-la esporte olímpico. Na UNIGRAN, a Orientação já integra o currículo da disciplina de Atletismo. Os locais de treino são as pistas da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército, que é parceira da Instituição na difusão desse esporte para a população. A estudante Juliana Maria da Silva mostrou que valeram as aulas e os treinos que geralmente são feitos em dupla. Na categoria feminina, de iniciantes com até 21 anos de idade, ela classificou-se em segundo lugar, chegando com só vinte segundos de atraso em relação à primeira colocada, Rosana Poerschke, de Campo Grande. “Essa foi a primeira vez que eu corri sozinha; então, imagine, a adrenalina foi a mil”, disse a atleta que cumpriu os 3.380 metros do circuito em 46 minutos e 24 segundos. No perID_CURSO, muitos obstáculos naturais e o desafio que busca no esporte: “o desconhecido, quanto mais desconhecido, mais empolgante”, falou. “Agora que comecei, não quero mais parar”, disse Adriane. Testar as próprias capacidades de encontrar os marcos dispostos numa área desconhecida parece ser mesmo o que fascina os atletas de Orientação. “Nesse esporte, o que me atrai é a sensação de estar vencendo novos desafios”, disse Anderson Mamede, que cumpriu o circuito no tempo de 1 DATA_HORA e 9 minutos e ficou em décimo lugar entre 49 competidores em sua bateria. Nessa mesma competição, outro representante da UNIGRAN, Henrique Barrios Vila, terminou em 14º lugar, com o tempo de 1:59’:07”. Na prova em que Adriane Myiazaki (53’:21”) ficou em quarto lugar, as colegas do ID_CURSO de Educação Física Ana Paula Wensendonck, Marina Barbosa, Xênia de Campo, Karina de Oliveira Franco e Ana Paula Ribeiro classificaram-se, respectivamente, nos 7º, 8º, 10º, 11º e 13º lugares, entre 19 concorrentes. A “III Etapa do Circuito Sul-Mato-Grossense de Orientação” foi organizada pelo Centro de Orientação e Desporto de Aventura de Campo Grande”. A próxima será em Ponta Porã, em 12 de setembro. O Circuito se encerrará em Dourados, provavelmente, no início de novembro.