Biomedicina tem largo campo para crescimento em Mato Grosso do Sul.

UNIGRAN promoveu Encontro que foi prestigiado pelo presidente do CRB e por profissionais de renome para debater a expansão da Biomedicina em MS.
Apenas 1% dos biomédicos registrados no Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região, a que jurisdiciona sobre o exercício da profissão no sul, sudeste e em Mato Grosso do Sul, atua aqui no Estado. Em parte, isso explica o pouco conhecimento da população acerca dessa profissão de várias especialidades e que cresce em importância a cada salto tecnológico no campo da saúde. Das atribuições em laboratórios de análises clínicas às pesquisas em hematologia, em genética e no desenvolvimento de novos medicamentos, por exemplo, citando-se ainda a responsabilidade técnica que o profissional pode assumir em laboratórios de diagnósticos por imagem, são muitas as oportunidades de carreira para o profissional graduado, na afirmação do presidente do CRB-1ª Região, Marco Antonio Abrahão. Ele prestigiou o “I Encontro do Sul de MS de Biomédicos”, organizado pelo ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN, em comemoração ao Dia do Biomédico, e ministrou a palestra “Novos Horizontes da Biomedicina”, atualizando os participantes com informações que podem ajudá-los a se decidir por uma das especialidades da profissão. “As perspectivas são muito boas. É uma profissão que está numa expansão muito grande e a prova disso é a ampliação no número de Escolas (de Biomedicina) nesses últimos 8 anos”, disse o biomédico. Marco Antonio Abrahão destacou que, de 1997 até 2003, vinte e três Instituições de Ensino Superior implantaram ID_CURSOs de Biomedicina no país. Dentre esses, o da UNIGRAN assume importância especial. “É o único de Mato Grosso do Sul e eu acho extremamente importante esse ID_CURSO para que tenhamos aqui no Estado os mesmos bons serviços que são prestados nos outros lugares onde a Biomedicina já é grande maioria”, disse o presidente do CRB da 1ª Região de Biomedicina. O convidado do honra do “I Encontro de Biomédicos” deu ênfase à qualificação profissional, especificando a formação acadêmica de qualidade e o interesse do profissional em estar aprimorando as suas capacitações, dizendo que “sempre há lugar no mercado de trabalho para quem tem competência”. Com o intuito de promover cada vez mais a profissão em Mato Grosso do Sul, já que a primeira turma de biomédicos da UNIGRAN gradua-se neste ano, a professora Patrícia Silva Lins, coordenadora do ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN, disse que pretende repetir o Encontro, com regularidade anual ou bienal. “A proposta desse Encontro é integrar os biomédicos não só da UNIGRAN, como também da região, e divulgar a Biomedicina”, disse ela. (colaborou na reportagem, Miriam Camargo).