TRT realiza julgamentos de reID_CURSOs trabalhistas na UNIGRAN.

No Brasil, essa é a primeira que juízes realizaram julgamentos de reID_CURSOs de 2º Grau fora da sede de um Tribunal Regional do Trabalho.
Em iniciativa inédita no país, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul (TRT- 24ª Região) realizou sessões abertas de julgamento de reID_CURSOs processuais fora do tradicional Tribunal Pleno, que fica em sua sede, em Campo Grande. Nesta quarta-feira, os juízes instalaram na UNIGRAN um “Tribunal Itinerante” e ficaram mais próximos da população. Advogados representantes das partes interessadas nas ações trabalhistas e estudantes de Direito, bem como pessoas comuns, puderam assistir às análises dos reID_CURSOs impetrados contra decisões decretadas em primeira instância. Na pauta, havia 74 reID_CURSOs processuais para serem julgados. Todos originados no Fórum da Justiça do Trabalho de Dourados. O presidente do TRT-MS, juiz João de Deus Gomes de Souza, disse que a iniciativa contempla o exercício da cidadania. “A Justiça do Trabalho tem a preocupação de se aproximar da sociedade e de facilitar o acesso à própria Justiça do Trabalho; ao cidadão que tem dificuldade de ir até uma Vara do Trabalho para efetivamente exercer o seu direito de cidadania, que é o acesso à Justiça”, disse o magistrado. Ele valorizou a participação da UNIGRAN por, mais uma vez, abrir suas portas à Justiça do Trabalho. Em outra iniciativa também inédita no país, as duas Varas do Trabalho de Dourados têm-se instalado no Núcleo de Atividades Múltiplas da Instituição na Reserva Indígena, desde agosto do ano passado, para realizar audiências de conciliação e julgamento de mais de duas mil ações movidas por trabalhadores índios da região sul do Estado. Antes disso, o andamento dos processos era bastante prejudicado pela dificuldade que esses trabalhadores têm de comparecer às audiências na cidade. Dos oito juízes que integram o Tribunal Pleno, seis compuseram o Tribunal Itinerante na UNIGRAN, além do próprio presidente do TRT: os juízes Nicanor de Araújo Lima, Abdalla Jallad, Márcio Eurico Vitral Amaro, Amaury Rodrigues Pinto Júnior, Márcio Vasques Thibau de Almeida e João Marcelo Balsaneli. O juiz Ricardo Geraldo Monteiro Zandona não participou por motivo de férias. As próximas cidades a receber o Tribunal Itinerante do TRT-MS serão Três Lagoas e Corumbá. Em 2001 e em 2002, desembargadores do Tribunal de Justiça de MS também promoveram sessões semelhantes na UNIGRAN, para julgar centenas de reID_CURSOs relativos a processos cíveis e criminais originados nas comarcas do Sul do Estado (reportagem: Miriam Camargo - foto: Katiúscia Oliveira).