Energia Solar é assunto de palestra no ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo.

Eng. José Ronaldo Kullr está difundindo, entre os arquitetos do Estado, a geração de energia térmica nas próprias casas.
O ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN recebeu, semana passada, o engenheiro eletro-eletrônico José Ronaldo Kullr, vice-presidente da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) e representante de uma empresa fabricante de sistema de aquecimento solar. Estendendo os debates promovidos durante a “V Semana Técnica” de Arquitetura, em torno da redução de impactos da construção civil no meio ambiente, acerca do desenvolvimento sustentável e da Arquitetura Bioclimática, o visitante ministrou uma palestra sobre o aproveitamento da energia térmica proveniente do sol. Conforme a Coordenação do ID_CURSO, os alunos de Arquitetura e Urbanismo avaliaram positivamente a palestra, particularmente pelo direcionamento que o palestrante deu ao tema, contextualizando-o na área da Arquitetura. “Os gargalos da humanidade são a água, o lixo e a energia. É pensando nisso que essas palestras acontecem”, disse a coordenadora do ID_CURSO, arquiteta e professora Cynara Tessoni Bono, que defende a formação generalista do arquiteto, a fim de que ele possa utilizar-se de alternativas inovadoras em seus projetos. “No caso da energia solar, não é querer que ele vá calcular (esse reID_CURSO) até duas casas depois vírgula; mas o arquiteto precisa saber que isso existe para poder projetar e estar melDATA_HORAndo a retirada de energia do ambiente”, falou a professora. O engenheiro José Ronaldo enfatiza essa atualização em tecnologias. “Muitos arquitetos hoje não projetam sistemas de aquecimento solar por desconhecimento de tecnologia, desconhecimento de preços, desconhecimento das especificações técnicas”, afirma. Ele aponta que uma das vantagens potenciais do aquecimento solar é a de reduzir a demanda por energia gerada em hidroelétricas, uma vez que os sistemas que aproveitam a luz do sol podem tornar uma casa em usina de energia térmica. “Não precisamos de uma Itaipu mandando energia para todo mundo. Precisamos de energia de forma descentralizada, isso para o país é muito bom”, entende o engenheiro.