Acadêmico de Direito é vencedor de ConID_CURSO Estadual de Oratória.

O campeão do I COAD, Márcio Benedito (de gravata), e Alexandre Cardoso foram saudados pela coordenadora de Direito, em recepção especial na 4ª-feira.
Oito minutos para ser claro e objetivo, eloqüente, inventivo e elegante para atrair a opinião da platéia ao seu ponto de vista. Ao planejar a fala, convém ainda conferir a relevância do tema para o público ouvinte. A retórica envolve atenção a esses e outros quesitos com que o acadêmico do 4º ano de Direito Márcio Ricardo Benedito trouxe mais um troféu de oratória para a UNIGRAN. Nesta semana, ele venceu o ConID_CURSO de Oratória para Acadêmicos de Direito de Mato Grosso do Sul, “I COAD”, superando concorrentes que representaram outras universidades de renome no Estado. O conID_CURSO, que foi coordenado pelo advogado Carlos Marún e patrocinado pela UNIGRAN, UFMS, UCDB e Uniderp, teve como presidente do júri o professor Reinaldo Polito, que é mestre em Ciência da Comunicação e autor de livros consagrados pela crítica especializada nacional, como "Assim é que se fala" e "Como falar corretamente e sem inibições". Os 25 temas propostos no regulamento desse ConID_CURSO abordaram desde assuntos relacionados mais à legislação, como a Lei de Falência e a Reforma Tributária, até os que envolvem filosofia do Direito, como o Terrorismo, a Eutanásia, a Discriminação Racial e outros. Essas propostas têm justificativa na formação generalista e humanista que direciona os modernos operadores do Direito. Márcio Benedito escolheu falar sobre Democracia. O outro representante da UNIGRAN no conID_CURSO, Alexandre Cardoso Trindade, acadêmico do 2º ano de Direito, defendeu o tema Justiça Social. Apesar de obter pontuação maior que de outros competidores, Alexandre não se classificou para a final da competição. “Nesse conID_CURSO não havia a possibilidade de dois competidores da mesma Instituição se classificarem para a fase final”, disse a coordenadora do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN, professora Noemi Mendes Siqueira Ferrigolo. Ministrando mini-ID_CURSOs de oratória, gestos e postura, ela é a organizadora dos conID_CURSOs que a Faculdade de Direito promove desde 2001 e a principal incentivadora dos acadêmicos de Direito da Instituição na arte de falar em público. Com esse incentivo e assessoria, os acadêmicos da Instituição têm conquistado posições de destaque em eventos nacionais. Em 2002, a equipe da UNIGRAN ficou com todos os prêmios do ConID_CURSO de Oratória da Escola Superior de Advocacia de MS. Nesse conID_CURSO que foi vencido pela então acadêmica Marli de Oliveira, Márcio Benedito classificou-se em 3º lugar e o acadêmico Juarez José Veiga, em 2º. No ano passado, Juarez classificou-se entre os três melhores oradores do Centro-Oeste, no Encontro Regional de Estudantes de Direito (15º ERED), com a monografia “Consciência Social - ditadura e liberdade”. Ele seria o terceiro integrante da equipe da UNIGRAN no “I COAD”, mas a organização do ConID_CURSO decidiu abrir apenas duas vagas por Instituição participante (Foto: Helton Costa).