Medicina Veterinária promove Dia de Campo na Embrapa-Gado de Corte.

Depois conhecer tecnologias de abate, no Frigorífico Itaporã, os alunos conhecerão agora os sistemas de controle sanitário na criação dos animais.
Nesta terça-feira, a UNIGRAN promove para os alunos do 3º semestre de Medicina Veterinária um Dia de Campo na unidade da Embrapa – Gado de Corte, em Campo Grande. A finalidade desta aula organizada pelo professor Robson Ferreira Cavalcante de Almeida, “Diagnóstico Laboratorial em Patógenos”, é informar e transferir conhecimento aos alunos sobre as tecnologias de diagnóstico de doenças em bovinos. Outro objetivo é promover a interação entre os alunos da Instituição e os cientistas desse centro que é referência no país no desenvolvimento de pesquisas sobre manejo, criação e raças de gado para abate. Na justifica desse projeto, o professor Robson de Almeida ressalta que os alunos conhecerão os procedimentos pré-laboratoriais e laboratoriais no diagnóstico dos principais problemas sanitários de bovinos. Segundo diz, o diagnóstico de doenças infecciosas e parasitárias é de fundamental importância para o estabelecimento de condições adequadas de manejo e controle de enfermidades. A aula prática, que deve durar o dia todo, envolve atividades de coleta de materiais para diversas análises (helmintos, febre aftosa, brucelose, anemia eqüina etc) nas estações técnicas e laboratoriais da Embrapa. No mês passado, em aula prática no Frigorífico Itaporã, os acadêmicos do primeiro semestre conheceram os sistemas e tecnologias de abate.