Núcleo Jurídico inicia novo ciclo de palestras para estagiários de Direito.

Juiz Valdir Marques, aqui apresentado à platéia pelo prof. José Joaquim (de camisa branca), debateu a rotina processual nos Juizados Especiais.
O juiz da 1ª Vara Cível do Juizado Especial de Dourados, Valdir Marques, é o primeiro palestrante de um novo ciclo de palestras que a Coordenação do Núcleo de Prática e Assistência Jurídica da UNIGRAN iniciou nesta sexta-feira e que se estenderá até o final do ano. Assim como na abordagem feita pelo juiz Valdir Marques, que falou sobre o trâmite simplificado dos processos nos Juizados Especiais, em comparação com as varas comuns de justiça, as palestras têm a finalidade de enriquecer a formação prática dos acadêmicos como advogados. Outro motivo é promover debates à luz da pluralidade de idéias. “Estamos convidando profissionais de fora da UNIGRAN para que os alunos possam ter outras visões sobre as práticas do advogado”, disse o professor José Joaquim, coordenador do Núcleo Jurídico da UNIGRAN. Ele explicou que, a cada ano, o Núcleo de Prática e Assistência Jurídica recebe mais cem novos estagiários, em substituição aos que concluem o ID_CURSO de Direito, nos milhares de causas que são defendidas anualmente. Neste Núcleo da Instituição, que fica próximo a Fórum de Dourados, são assistidas apenas pessoas financeiramente carentes. Em média, duzentas por mês. Grande parte dos atendimentos está relacionada aos assuntos da Vara de Família: pensão alimentícia, guarda de menores e separação de casais. O professor José Joaquim disse que a próxima palestra será sobre os Juizados Especiais Criminais. Depois, seguindo uma programação semelhante à do ciclo de palestras do ano passado, os estagiários poderão debater com juizes, advogados autônomos, delegados das Polícias Civil e Federal, promotores e defensores públicos questões relativas às práticas e ética na advocacia nas várias esferas do Direito.