Acadêmicos prestigiam eventos que destacam a economia de Laguna Carapã.

Maioria na excursão, estudantes de Manejo e Nutrição Animal assistiram a conID_CURSOs e tiveram aulas práticas em propriedades rurais.
Acadêmicos do ID_CURSO de formação específica em Manejo e Nutrição Animal e do ID_CURSO de graduação em Administração de Agronegócios da UNIGRAN tiveram aulas práticas e um sábado cheio de outras atividades em Laguna Carapã. Eles assistiram ao conID_CURSO “Balde de Ouro”, que elege as vacas leiteiras mais produtivas das raças jérsei e holandesa, colaboraram na organização do conID_CURSO “Pé de Soja Solteiro”, e realizaram visitas técnicas a uma fazenda de gado leiteiro e a outra de gado de corte em confinamento. Com apenas 5.531 habitantes, conforme o censo do IBGE de 2000, o Município é um dos maiores do Estado em produção agrícola, colhendo anualmente mais de 140 mil toneladas de soja e milho, as duas principais culturas do Município. Na pecuária, a utilização de técnicas e tecnologias avançadas está crescendo na medida em que suas terras vão sendo cada vez mais ocupadas por lavouras. Para o prefeito, Luiz Carlos da Rocha Lima (PSDB), esse desenvolvimento necessita de mais mão-de-obra especializada. “Estamos dominando novas tecnologias, trabalhando com a genética modificada e o ID_CURSO de Manejo e Nutrição Animal vem agregar os valores que a gente precisa para fazer o campo crescer mais por aqui”, falou o prefeito, explicando a importância dos profissionais capacitados nas formas modernas de lida com animais e no preparo de rações, ao lado dos médicos veterinários, zootecnistas e agrônomos, “a participação dos acadêmicos da UNIGRAN é muito importante para nós e eu tenho certeza que isso vai contribuir com o que eles aprendem na sala de aula”, disse o prefeito. Luiz Rocha valorizou a oportunidade de os estudantes poderem observar o dia-a-dia do produtor. Essa é uma das finalidades que os professores Samuel Aragão, dos ID_CURSOs de Medicina Veterinária e de Manejo e Nutrição Animal, e Euclides Maranho e Cláudio Lazarotto, de Administração de Agronegócios, visualizaram para as suas aulas de campo, nas quais abordaram trataram de disciplinas relacionadas aos estudos de forrageiras, solo, clima, administração e zootécnicos. “O principal objetivo das visitas são as aulas práticas”, disse o professor Samuel. O sábado chuvoso, após um longo período de seca anormal, favoreceu as explicações do professor Lazarotto, da disciplina de Meteorologia e Bioclimatologia, acerca de datas de plantio, produtividade e perdas agrícolas por seca, frio e excesso de chuva. “Na Administração Rural, ensino a utilizar a meteorologia como ferramenta de informação de utilidade prática mesmo, não apenas de conhecimento geral, pois todos os investimentos (em agropecuária) dependem do clima”, disse o professor. ALUNOS APROVARAM Cidmir da Silva Moraes, acadêmico do 4º ano de Administração Rural, contou que a excursão a Laguna Carapã valeu para que conhecesse um confinamento de gado, que é um sistema de criação de tecnologia avançada. Antes, ele enfocava mais os produtos agrícolas. “Eu não tinha noção de como eram essas instalações, mas agora sei como elas funcionam”, falou o estudante, que se disse mais confiante, “se a gente tem só a teoria, isso complica um pouco, mas com a prática, a gente vai mais firme para o mercado”. A propósito, a fazenda de produção leiteira que deixou Cidmir admirado é de propriedade de Renildo Parizzoto, aluno do ID_CURSO de Manejo e Nutrição Animal. “É gratificante receber os aluno da UNIGRAN e saber que estamos colaborando com a formação deles, nessa experiência”, declarou Ledi Maria Tomas Parizzoto, esposa de Renildo. Assim como ele, há vários produtores e profissionais da área rural fazendo o ID_CURSO de Manejo e Nutrição Animal. O médico-veterinário Cláudio Roberto de Oliveira, que é fiscal do IAGRO em Nova Andradina, disse porque voltou para a universidade: “O ID_CURSO é muito bom. Eu estou fazendo o ID_CURSO para me aperfeiçoar na parte de nutrição e manejo. Já vemos um pouco (disso) na Veterinária, mas um ID_CURSO específico para isso nós não temos”, disse. Aproveitando as explicações dos professores e a experiência dos alunos que já atuam em atividades que envolvem criações e agricultura de forrageiras, Gislaine Matos disse que está aprendendo bastante em cada atividade de campo. “Eu estou gostando muito das visitas que nós fazemos e acho que deve ser sempre assim. Também acho legal o apoio da Instituição, que é muito valioso para a nossa formação”, declarou a acadêmica. Já Adriana Moraes do Nascimento reafirma a qualidade do ID_CURSO que está fazendo e ri com as possibilidades de carreira que está enxergando. “Estou adorando. Nós até brincamos que, agora, a gente não sai mais da UNIGRAN: terminamos um ID_CURSO e entramos em outro, pois a área é muito ampla em Dourados e a mão-de-obra especializada é pouca”, diverte-se a acadêmica.