ID_CURSO de Pedagogia cria novo espaço lúdico para estudos em Educação Infantil.

Na inauguração do UNIBRINQUE, grupo de alunas usou reID_CURSO da representação, com personagens infantis, para entreter as crianças.
O ID_CURSO de Pedagogia fez, ontem, a inauguração do UNIBRINQUE, um laboratório pedagógico que servirá de espaço lúdico para crianças da comunidade e aos estudos de observação na área da Educação Infantil. Segundo informou a professora Lúcia Eugênia Pittas Martini – mestre em Educação que ressalta a importância da brincadeira no desenvolvimento geral da criança – esse projeto estará em funcionamento o ano todo, no moldes da Brinquedoteca que o ID_CURSO criou de forma pioneira no Estado, há dez anos, e que hoje funciona no Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN, na Reserva Indígena de Dourados. “A brinquedoteca é um espaço para a criança brincar livremente”, diferencia a professora, “com o UNIBRINQUE, o nosso objetivo é desenvolver atividades nas quais os alunos possam experienciar as teorias”, disse a professora, referindo-se à prática especializada do pedagogo e à sua responsabilidade nos aprendizados das crianças de 0 a 6 anos de idade. Neste espaço, os acadêmicos de Pedagogia do 3º ano farão o acompanhamento e a análise de comportamentos das crianças. A professora falou, também, da importância de se ter uma sala lúdica nas creches e escolas, organizada exclusivamente com o fim de direcionar as brincadeiras infantis. Entretanto, afirma, faltam salas como essas na maioria das escolas de Educação Infantil. “Os nossos alunos aprenderam e estão mostrando como é possível arranjar um espaço lúdico”, elogia a professora Lúcia Eugênia. Nesta sexta-feira, dividida em grupos de 8 a 6 acadêmicos, a turma de 3º ano deu mostras do trabalho que desenvolvem ao orientar brincadeiras e jogos inspirados na Matemática, leitura, música, folclore e em temas ambientais, procurando dar às crianças um repertório de conhecimentos para se compreender o mundo. “Foram 15 dias de trabalho para que conseguíssemos este resultado. Podemos usá-lo, por exemplo, para conscientizar a criança da importância do meio ambiente; mostrar que ali é um lugar de paz”, disse acadêmico indígena Aguilera de Souza. A UNIBRINQUE está à disposição comunidade. As visitas devem ser agendadas com a professora Lúcia Eugênia, pelo telefone 9971-3155, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. (colaborou: Helton Costa, estagiário de Jornalismo).