Educação Física abre versão 2004 de projeto para comunidade de Itaporã.

Segundo Keiliane Sampaio, com o professor Carlos Muchão, na foto, parceria entre a UNIGRAN e a Prefeitura de Itaporã é modelo de promoção da saúde.
Pelo quarto ano, consecutivamente, acadêmicos e professores de Educação Física da Instituição levaram para Itaporã o projeto de extensão “A UNIGRAN Vai à Comunidade”, abrindo um programa anual de promoção da saúde que é desenvolvido pela Prefeitura desse Município vizinho de Dourados. Na festa realizada sábado de manhã, a abertura do “Lazer para Todos” teve um número expressivo de crianças, que a responsável pela Gerência de Cultura, Esporte e Lazer de Itaporã, Keiliane Sampaio, estima em 3 mil. “Neste ano, a Prefeitura está trazendo também a população de todos os distritos. Por isso, todas as atrações têm filas enormes”, disse a gerente. Por conta desse projeto e da parceria com o ID_CURSO de Educação Física, ela avalia como positivas as mudanças observadas na população desde que o esporte e o lazer passaram a ser desenvolvidos, semanalmente e de forma orientada, nas comunidades menos favorecidas de Itaporã. Keiliane percebe uma melhoria na qualidade de vida da população. “Eu avalio que a UNIGRAN é o carro-chefe dessa mudança. Jamais, em nosso município, pensava-se em ter uma infra-estrutura tão grande como essa. É uma parceria que deu certo e acho que serve de referência para muitas outras prefeituras”, disse Keiliane Sampaio. O professor Carlos Muchão Castilho, coordenador do ID_CURSO de Educação Física, observa que a promoção da saúde é hoje umas das principais atribuições profissionais na área de Educação Física e que iniciativas, como a da Prefeitura de Itaporã, merecem apoio. “Nós, professores de Educação Física, vemos isso como ideal de projeto voltado para uma população, voltado para a melhoria dos hábitos de vida e para a manutenção da saúde. O profissional de Educação Física atua na prevenção de doenças e, por isso, nós temos a maior satisfação em participar desse projeto”, falou o professor Carlos.