Estudantes da Faculdade de Saúde são imunizados contra Hepatite B.

A vacinação que está sendo feita em três etapas, inclui imunização contra várias doenças e é extensiva a todo os alunos da UNIGRAN.
Acadêmicos dos ID_CURSOs de Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia e Medicina Veterinária começaram hoje a receber a segunda das três doses da vacina contra a hepatite B, na continuação da campanha de imunização iniciada antes do Carnaval e que se estende também a estudantes de outros ID_CURSOs. A campanha inclui as vacinas contra tétano e difteria, febre amarela e tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo). Por questões de biossegurança, as vacinações são regulares e compulsórias na Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. Sem estar vacinado, o aluno não pode atuar nos laboratórios de anatomia, microbiologia ou bioquímica. Mas os estudantes de outros ID_CURSOs também devem se prevenir. Segundo a chefe da equipe volante de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Elisa Moraes Pereira, a Hepatite B se transmite pelo ato sexual e, até mesmo, pelo beijo. “O Ministério da Saúde preconiza a vacinação contra a Hepatite B dos 0 aos 20 anos incompletos; então, percebemos que a faixa etária aqui, além do grupo de risco (alunos da Saúde), se encaixa na idade preocupante”, disse a enfermeira. A característica “traiçoeira” da hepatite B é que, em 60% dos casos em adultos e 90% dos menores de 1 ano, a infecção não apresenta sintomas. Cerca de 1% dos casos pode evoluir para a forma fulminante, levando o paciente à morte. “Nós temos percebido que o índice de portadores da doença tem aumentado. O problema é que a pessoa quase não percebe que está com a doença”, comentou Elisa Pereira, explicando que, quando existem, os sintomas são amarelecimento dos olhos (olhos ictéricos), as fezes e a urina tornam-se esbranquiçadas e, juntamente, podem aparecer dores abdominais.