ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo planeja expedição cultural por cidades andinas.

Profª Margareth Ribas, da UFMS, que abordou a Arquitetura Andina em palestra nesta manhã, é parceira neste projeto do ID_CURSO de Arquitetura.
Nesta terça-feira, a Coordenação de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN promoveu a aula aberta de 2004, dando início às atividades complementares do ano com uma palestra sobre os “Aspectos da Arquitetura Andina”, que foi ministrada pela arquiteta Maria Margareth Escobar Ribas Lima, professora-mestra da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e coordenadora sub-regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN. O tema se relaciona com um projeto expedicionário inédito no ID_CURSO: conhecer a arquitetura e as cidades históricas da Bolívia, Peru e Paraguai. O roteiro da viagem cultural de 15 dias pela Rota Andina Pré-Colombiana, com partida e chegada em Campo Grande, inclui as cidades de Porto Quijarro, Santa Cruz, La Paz, Tiahuanaco, Cuzco, Macchu Picchu, Chacaltaya e Assunção. “Vamos fazer uma economia forçada para essa viagem”, disse a coordenadora do ID_CURSO, arquiteta Cynara Tessoni Bono, qualificando o projeto como uma oportunidade ímpar para os estudantes. Ela disse, ainda, que a partida está prevista para entre 10 e 16 outubro e que há lugares na excursão para 40 acadêmicos e profissionais da área. A professora Cynara Bono explicou que o roteiro escolhido é parte de um projeto de prospecção da identidade cultural de Mato Grosso do Sul. Ao menos sob o ponto de vista dos estilos arquitetônicos, ela questiona, até mesmo, o peso da herança portuguesa na formação da identidade cultural da população sul-mato-grossense. “A influência portuguesa, por aqui (sudoeste de MS), não aconteceu como em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, por exemplo. A influência arquitetônica é espanhola e veio através dos nossos vizinhos”, entende a coordenadora , avaliando que este é um dos mais importantes pontos de reflexão que ficaram da contribuição da professora Margareth Lima ao ID_CURSO, no evento desta manhã.