Depois de trabalho no Carnaval, ID_CURSO de Nutrição planeja novas atividades de extensão.

Campanha informativa desenvolvida por estudantes, na Praça Antônio, chamou a atenção da TV no Carnaval.
Acompanhando os ID_CURSOs da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde que desenvolveram atividades complementares na semana do Carnaval, visando a orientar a população sobre questões de saúde, os acadêmicos de Nutrição também montaram um estande na Praça Antônio João para esclarecer dúvidas das pessoas sobre alimentação para o período de folia. Em uma região quente nesta época do ano, como é a de Dourados, as principais recomendações foram evitar os alimentos excessivamente gordurosos e beber água à vontade, principalmente àqueles que apreciam cerveja. A dica pareceu absurda para alguns, mas as bebidas alcoólicas provocam desidratação e as cervejas não fogem à regra. “Para cada copo de cerveja, a pessoa deve beber dois de água para evitar a desidratação”, ensina a professora Andréia Ribeiro Luz Chamaa, coordenadora do ID_CURSO de Nutrição e orientadora da atividade, “é como se o álcool puxasse a água do resto do organismo para o intestino”, explicou. Pareceres especializados como esse podem trazer contribuições importantes à cultura alimentar da população e não só em períodos específicos. Segundo a professora Andréia Chamaa, também no campo das dietas e dos regimes de emagrecimento, o ID_CURSO de Nutrição irá atuar em campanhas regulares para orientar as pessoas para uma alimentação equilibrada e saudável. “Às vezes as pessoas que fazem dieta pensam vou comer só alface ou, então, vou comer carne e não vou comer arroz. Ela emagrece, sim, mas isto não quer dizer que estará emagrecendo com saúde. Por isso, Estamos pensando em fazer esse ID_TIPO de trabalho informativo mais vezes, para estarmos passando informações à população sobre alimentação balanceada e adequada”, disse a professora.