Direito inaugura espaço da nova biblioteca e abre ciclo de formaturas na UNIGRAN.

Três turmas de Direito foram graduadas, ontem, em uma solenidade cujo ponto mais emocionante foi o disID_CURSO do indígena Wilson Matos.
Com suas obras de engenharia civil já praticamente concluídas, a nova biblioteca da UNIGRAN foi palco, ontem, da primeira solenidade de colação de grau de 2003, aqui na Instituição. Tendo como paraninfo o professor José Carlos de Oliveira Robaldo, ex-promotor de Justiça e docente do ID_CURSO durante 15 anos, três turmas de Direito formaram-se na cerimônia presidida pela reitora da Instituição, professora Rosa Maria D’Amato De Déa, e que teve a presença de centenas de parentes e amigos dos novos bacharéis. Além do professor José Robaldo, os formandos homenagearam o presidente de honra da UNIGRAN e deputado federal, Murilo Zauith, e os professores Joe Graeff e Lineu Borges, que emprestam nome a cada turma, e os patronos, o procurador do Estado José Wanderlei Alves, ex-professor do ID_CURSO, o professor e promotor de Justiça Helton Bernardes Fonseca e o assessor jurídico da Prefeitura de Naviraí, advogado José Ezauri de Macedo. Os juramentos da profissão foram feitos pelos acadêmicos Katiane Jacintho de Oliveira e Marcelo Luís Ferreira Pereira. Em seus disID_CURSOs, o diretor da Faculdade de Direito, professor Edson Ernesto Ricardo Portes, e o paraninfo destacaram a união entre alunos e professores formando nos anos de convivência, dando especial ênfase ao apoio emocional e material dos familiares para que os acadêmicos pudessem alcançar o grau a que chegaram ontem. “A minha emoção e alegria de compartilhar da apoteose deste sonho é incomensurável”, disse o professor José Carlos Robaldo. “Agradecemos a cada mãe e a cada pai por terem confiado a formação dos filhos a UNIGRAN”, iniciou o professor Edson Portes, que continuou o seu pronunciamento valorizando a formação em Direito para a defesa da justiça: “Que o diploma, hoje recebido, resultem em lutas que solidarizem o ser humano e o libertem. Quem não exercita o direito para o fim de solidarizar, de libertar e de emancipar, não pratica a justiça”. Se a fala do diretor da Faculdade de Direito foi longamente aplaudida, a que mais sensibilizou o público foi o disID_CURSO do orador das turmas. Ao trocar o capelo por um cocar, e saudando seus familiares nas línguas guarani e terena, o acadêmico indígena Wilson Matos da Silva quebrou não só uma formalidade protocolar como também uma das barreiras que impediam a inserção efetiva dos povos indígenas na sociedade brasileira: a conclusão do Ensino Superior. Na tribuna, ele ressaltou essa faceta de sua conquista, dividindo a alegria com o seu povo e com a UNIGRAN e a Funai, que lhe viabilizaram a “realização de um sonho maravilhoso”, e conclamou o respeito mútuo entre todas as raças e etnias. “Devemos tolerar a verdade alheia na mesma medida em que aceitamos a nossa”, disse. Ainda neste mês, no dia 16, a UNIGRAN promove colações de graus nos ID_CURSOs de Pedagogia, Letras, Matemática, Artes Visuais e de Educação Física; no dia 17, nos ID_CURSOs de Administração de Empresas, Administração Rural e Ciências Contábeis; e no dia 18, nos ID_CURSOs Fisioterapia, Psicologia e Ciências Biológicas. As formaturas das turmas de 2003 de Arquitetura e Urbanismo e de Ciência da Computação serão em janeiro.