Acadêmicos de Arquitetura projetam novos edifícios para Dourados.

Como nos anos anteriores, o prof. Di Dio incentivou o empreendedorismo nos futuros arquitetos, que superaram o desafio de projetar e vender prédios.
Engana-se quem pensa que o arquiteto apenas concebe uma construção. No passado, talvez houvesse lugar para o profissional que se preocupasse exclusivamente com o projeto. Hoje, ele precisa conhecer o que fazem os profissionais que estão envolvidos em seu trabalho e, até mesmo, desenvolver habilidades acessórias, porém, essenciais para se distinguir no mercado de trabalho e assegurar a sua empregabilidade. Esse é o modo de pensar do engenheiro Rubens Di Dio, professor do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN, que encerrou os conteúdos da sua disciplina “Tecnologia da Arquitetura e Construção III” fazendo a simulação do lançamento imobiliário de quatro edifícios concebidos por acadêmicos do 4º ano. Os Edifícios Jatobá, Mondrian, Quimera e Íris certamente enriqueceriam a paisagem urbana de Dourados com um ar de modernidade. Considerando tudo que envolve a construção e a venda de um prédio, foi um trabalho para o ano todo. Estudos de viabilidade econômica, custos de cada obra e documentação, trazendo conhecimento de áreas como a Administração e as Ciências Contábeis, cálculos estruturais, criação de construtoras para executar os projetos, elaboração de plantas variadas, planejamento da campanha de marketing e vendas, tudo isso eles tiveram de pesquisar desde o início das aulas, tendo a ajuda de professores do ID_CURSO e de profissionais de empresas do Município. Os projetos finais foram apresentados sexta-feira, numa exposição aberta à comunidade. Na verdade, foi uma prova avaliada por professores de vários ID_CURSOs da Instituição, alunos de Gestão Imobiliária e por visitantes. “É o fechamento de tudo que se faz o ano inteiro com relação às técnicas construtivas, materiais, planejamento de obras, viabilidade econômica, marketing etc. Os alunos foram em busca dos conhecimentos e chegaram a esses produtos, que são prédios comerciais e residenciais”, disse o professor Rubens. Há pelo menos três anos ele determina essas tarefas às turmas do penúltimo ano do ID_CURSO e os alunos sempre criam soluções diferenciadas. “Temos uma diversidade interessante neste ano, tanto de edifícios comerciais quanto de edifícios múltiplos e somente residenciais. Isso é legal porque não temos um padrão servindo de referência única”, disse a professora Márcia Festa, orientadora dos alunos na parte de projeto arquitetônico. Ela avalia que os objetivos globais pretendidos com os trabalhos foram alcançados em mais de 80%, o que considera positivo em se tratando de acadêmicos do 4º ano. “Se considerarmos em porcentagem o objetivo foi alcançado. O nível está bom e eles se preocuparam muito com relação a aspectos como a ventilação e a plástica e o arquiteto tem que pensar nesse processo para poder apresentar um projeto para a sociedade, incluindo toda essa questão de marketing e de venda”, disse a professora. O acadêmico André Apolinário achou válida a experiência de pensar desde a organização do canteiro de obras, escolher os materiais, fazer pesquisas no mercado imobiliário e de vender o trabalho de seu grupo. “O meu maior objetivo foi antecipar a experiência que a gente vai ter depois que sair da faculdade”, disse. Já Luciano Ferrarini explicou que, no início, o grupo dele teve dificuldades em manter o cronograma de execução do projeto, mas que depois de a idéia surgir, o desenvolvimento foi rápido e deixou os autores orgulhosos. “O mais importante é que nós conseguimos mostrar um trabalho que chama a atenção. Nós adquirimos muitos conhecimentos, principalmente, na parte estrutural, normas e leis, materiais, custos e, por outro, também serviu de preparação para o Trabalho de Graduação que gente terá de fazer no ano que vem”, falou Ferrarini. Na execução dos projetos, o ID_CURSO contou o apoio das empresas “Comercial Gerdau”, “Plot Graf” e “Render” (arte digital), “Ducal, Materiais de Construção” e “Gesso Nelvo”.