Permaculturista australiano fala de projetos de ocupação sustentável de áreas rurais.

Skye discutiu a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, termos-chave para entender um conceito de urbanização que se difunde mundialmente.
Um dos eventos da “Semana da Arquitetura de 2004” chama a atenção pela singularidade do tema. Pelo menos em Mato Grosso do Sul, a “Permacutura” é uma idéia pouco difundida de planejamento de comunidades agro-pastoris. Porém, pela preocupação extrema dos permaculturistas em preservar os bens naturais, é conveniente conhecer essa filosofia que nasceu na Austrália há cerca de duas décadas e tem na comunidade de “Crystal Waters” o primeiro exemplo de aplicação da idéia de desenvolvimento sustentável. Águas Cristalinas, em português, é uma propriedade de 259 hectares pertencentes a 83 condôminos e estabelecida em 1987. Nove anos depois, eles receberam o Prêmio Mundial de Habitação pelo trabalho pioneiro de demonstração de como reduzir os impactos causados pela presença do homem em áreas rurais e florestais. Em “Crystal Waters”, onde funcionam o comércio, a agricultura e as atividades turísticas, perto de setores residenciais, tudo é meticulosamente planejado de forma a não agredir o meio ambiente. O proprietário de um dos lotes dessa “Vila Ecológica” – nome dado no Brasil e em vários países a condomínios rurais semelhantes a “Crystal Waters” - esteve ontem na UNIGRAN explicando a Permacultura aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo. A coordenadora do ID_CURSO, professora Cynara Tessoni Bono, achou oportuna a palestra, uma vez que se trata de um dos temas mais modernos e avançados na área de Urbanismo, como mostrou Skye. O australiano Skye (somente Skye, ele afirma não ter pré-nome nem sobrenome em seus documentos) é um físico nuclear e permaculturista que faz palestras pelo mundo todo, difundindo o conceito de “permanência na cultura”, que formam o anagrama Permacultura. Aqui no Estado, ele reside desde 2000, em Campo Grande, onde preside o “Instituto de Permacultura Cerrado-Pantanal” e ministra ID_CURSOs para as pessoas interessadas em aprender sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Skye é um dos fundadores de “Crystal Waters”, projeto que usou como exemplo na exposição desta quarta-feira para mostrar como foi pensada a infra-estrutura da Vila, em termos de projeto urbanístico, sistemas de construção e linhas arquitetônicas, captação da água e saneamento básico, recuperação de florestas, as atividades econômicas na área e vários outros itens que asseguram um alto padrão de qualidade de vida aos seus moradores. Para que as pessoas visualizem melhor o que é possível criar através da Permacultura, ele disse que está procurando implantar um modelo sustentável de propriedade rural no Estado, em uma área de 7 hectares próxima a Campo Grande. Os interessados em obter mais informações sobre o assunto, podem entrar em contato com Skye pelo telefone (67) 385-0546 ou pelo e-mail florar@terra.com.br.