CAU definiu conceito próprio de Arquitetura em Dourados.

Arquiteto George Arriente fala de um novo perfil urbanístico na Cidade, surgido com o ID_CURSO de Arquitetura da UNIGRAN.
O conceito da Arquitetura local, desenvolvido a partir da implantação do CAU, ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo, na UNIGRAN, é atualmente reconhecido como um diferencial significativo na definição dos projetos estruturais que compõem o novo perfil urbanístico do Município e de várias cidades da região. Implantado há doze anos, em grau de bacharelado, o ID_CURSO forma este ano a oitava turma de novos profissionais e vem merecendo considerações destacadas de todos os segmentos. O professor de “História da Arquitetura Brasileira” da primeira turma do CAU, arquiteto George Arriente, que chegou em Dourados, proveniente de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, juntamente com a implantação da UNIGRAN, em 1977, manifestou-se “surpreso e contente”, esta semana, ao participar da abertura do Ateliê Vertical da XI Semana Acadêmica de Arquitetura da UNIGRAN. “Os conceitos regionais, marcantes da formação cultural imposta pela chegada dos mineiros, gaúchos e paulistas, na década de 70, sofreram violenta transformação”, constatou o arquiteto. Hoje, segundo ele, estão definidos novos parâmetros dessa visão acadêmica que compõe o moderno – na verdade pós-moderno, em relação à época - conjunto urbanístico. Arriente transferiu-se em 1995 para o município gaúcho de Novo Hamburgo, de onde acompanha a evolução do trabalho dos profissionais que fizeram parte da primeira turma de 1996 da UNIGRAN. Ele compara a Arquitetura a uma boa música. “Tem que ter harmonia, começo, meio e fim e o profissional deve aprender a captar o projeto, a cumprir prazos e a garantir qualidade para tornar-se, efetivamente, o criador da proposta que vai dar cor e vida ao novo mundo”. Para o professor da disciplina “Geometria e Planejamento Urbano Regional I” do ID_CURSO, Dionisio Binelo, o conteúdo das palestras tem surtido bons efeitos porque aborda a vida profissional, a atividade real do egresso, “do aluno que sai da universidade e começa a trabalhar, como ele deve proceder, como lidar com os problemas no início da carreira, remuneração, saber perceber os desejos e anseios dos clientes”. O acadêmico Wanderson do Prado Cordeiro, do 2º ano, avalia que a Semana ajuda a ampliar conhecimentos. “É uma forma de aperfeiçoar aquilo que já aprendemos e assim complementar o conhecimento, e eu não achava que fosse tão ampla essa nossa parte na sociedade”, disse ele.