Educação Física realiza prova de Orientação, na Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Para enfrentar o desafio, os acadêmicos que irão competir receberam treinamento teórico sobre o manuseio de bússola e carta geográfica, hoje.
Mais de trinta estudantes de Educação Física da UNIGRAN estarão participando de uma Corrida de Orientação que será realizada amanhã, no quartel da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados, a partir das 8h. O esporte, que foi introduzido no currículo como atividade acadêmica complementar, começou a ser difundido no ID_CURSO pela professora Lourdes Lago Stefanelo, em 2000. Agora, esse trabalho deverá ganhar maior divulgação, e adeptos, por iniciativa do acadêmico de Educação Física e sargento do Exército Edson Marques, atleta pertencente às equipes brasileiras de Orientação desde 1996. Ele está coordenando a prova deste domingo juntamente com o professor Rogério da Cruz Montes. De origem militar, a Orientação combina os atributos das corridas rústicas com a “navegação” por bússola em parques, matas, florestas, pântanos e montanhas, conforme o grau de dificuldade da prova. Com a bússola e um mapa da área que tem de ser atravessada, os competidores têm de localizar marcos pré-determinados na “pista” e alcançar o ponto de chegada em menor tempo. Nas últimas décadas, essa habilidade necessária aos soldados virou esporte civil, sendo hoje um dos mais populares nos Estados Unidos e Europa, especialmente, nos países nórdicos. No treinamento ministrado neste sábado, Edson Marques ensinou os fundamentos da Orientação, explicando como fazer a leitura da bússola associada às coordenadas que são mostradas nos mapas, a fim de o praticante conferir e corrigir as direções que deve tomar ao longo do perID_CURSO. Para a Educação Física, ele destaca vários aspectos positivos do esporte e que têm valor didático-pedagógico para o professor. Segundo o instrutor, a Orientação faculta ao praticante a autonomia, a autoconfiança, a capacidade de reflexão e o poder de decisão e a adaptação a meios desconhecidos, exigindo o uso energia física e intelectual dos competidores e sem falar que se trata de uma prática ao ar livre.