Ginástica Laboral motiva participantes para o exercício físico.

Em várias aulas semanais, funcionários da UNIGRAN param por 15 ou 20 minutos para cuidar da saúde do corpo e da mente.
Ninguém está livre do estresse ou de uma dor aqui e ali causada pela atividade profissional. Digitar textos, catalogar fichas, escrever na lousa, varrer ou limpar vidraças 8 DATA_HORAs por dia certamente acarretam esses sintomas. Mas ninguém deve achar que eles não podem ser evitados. O exercício físico é a receita mais eficiente contra eles. Por isso, a UNIGRAN desenvolve há três anos um programa de Ginástica Laboral, interrompendo o expediente na Secretaria Acadêmica, na Biblioteca e na Zeladoria para que os funcionários e estagiários possam fazer alongamentos e atividades físicas relaxantes e preventivas contra as doenças profissionais. “Nós só paramos mesmo nas férias”, diz a professora de Educação Física Zélia Aparecida Milani Parizotto, que ministra as aulas e orienta uma monitora que a substitui no período da tarde. As aulas de ginástica estão trazendo ótimas contribuições para a melhoria da qualidade de vida dos participantes que, além de liberarem o estresse e de se verem livres de dores na coluna, dor de cabeça, por exemplo, estão eliminando hábitos sedentários. “O que chama a atenção é que muitas pessoas se motivaram para a prática de uma atividade física. Elas estão procurando fazer ginástica, hidroginástica, caminhadas e isso é muito importante porque é um ganho de saúde e de qualidade de vida”, disse a professora. Comportamento exemplar é o da assistente de Secretaria Sônia Regina, de 35 anos, apresentada como uma das participantes mais regulares do programa. Em certas épocas do ano, ela precisa passar DATA_HORAs transcrevendo notas para os cadastros dos acadêmicos. “Me dava dor nas costas, dor nos braços e tinha época que nem dava para pentear o cabelo. Mas com a ginástica eu tenho melDATA_HORAdo”, disse a funcionária que, além da ginástica laboral, agora anda de bicicleta e passou praticar exercícios aquáticos. Ginástica na Funlec No Instituto de Ensino Superior da Fundação Lowtons, em Campo Grande, a ginástica laboral envolve estudantes do ID_CURSO de Secretariado Executivo Bilíngüe e inclui informações sobre ergonomia. Altemir Luiz Dalpiaz, do 3º semestre do ID_CURSO de Educação Física da Funlec, é o monitor desse trabalho que está melDATA_HORAndo a rotina dos estudantes, com hábitos que agregarão inúmeros benefícios na vida profissional deles.