Encontro de Farmácia produziu resultados positivos.

Oficinas, como a de tecnologia de cosméticos, estimulam os acadêmicos para as várias carreiras da profissão.
A coordenadora do ID_CURSO de Farmácia da UNIGRAN, professora Adriana Mestriner, considerou bastante satisfatórios os resultados do I UNIFARMA, o Encontro de Farmácia, entre os dias 6 e 8 deste mês, com a realização de ID_CURSOs e palestras envolvendo acadêmicos do ID_CURSO e estudantes das áreas de Fisioterapia e Biomedicina da UNIGRAN, de Química, da UEMS e convidados de outros municípios. Ela comentou que, na abordagem de temas básicos da profissão, os alunos puderam tirar dúvidas sobre a homeopatia, fitoterapia, como se desenvolvem o trabalho de conclusão de ID_CURSO e a elaboração da monografia final. “Nesse estágio, eles já estão decidindo a delimitação da profissão, o campo de atuação, os conflitos com outras profissões”, comentou a coordenadora. A farmacêutica e bioquímica Helenice Aparecida de Carvalho, professora em Tecnologia de Cosméticos na Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, EFOA, e doutora em Ciências de Alimentos pela Universidade de Lavras, UFLA, em Minas Gerais, informou que muitos acadêmicos que participaram desse mini-ID_CURSO acabaram se identificando com o tema, mostrando uma afinidade para seguir carreira nessa área. Os alunos manipularam desodorantes, cremes hidratantes, sabonetes, tendo contato com a prática. “Nós tivemos até a participação de uma estudante de Itaquiraí que quer fazer o ID_CURSO de Farmácia, e veio só para participar do ID_CURSO de primeiros socorros”, ilustrou a professora mineira. A Coordenação do ID_CURSO de Farmácia já estuda a introdução de temas mais aprofundados para o próximo ano. Se, neste ano, os participantes tiveram as noções básicas de primeiros socorros, para nos próximos Encontros a meta é estimular a autonomia dos operadores dessa área. Segundo a professora Adriana, o ID_CURSO trabalha também com alternativas para corrigir o que ainda se percebe como visão equivocada da profissão. “O farmacêutico pode estar na indústria de medicamentos, nos laboratórios estudando a toxidade dos medicamentos, no hospital administrando e diluindo a medicação a ser administrada pelos enfermeiros, na sociedade ocupando funções na Secretaria Municipal de Saúde, como pode estar também envolvido com ações sociais, mas o principal não é só estar na farmácia, mas desenvolver a atenção farmacêutica”.