ID_CURSO de Psicologia amplia Projeto para Gestantes.

Projeto presta apoio psicológico às gestantes e leva conhecimentos de outras áreas da Saúde, como Nutrição, nesta palestra da profª Andréa Chamaa.
No próximo dia 10, o ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN estará criando um novo grupo de apoio multidisciplinar a gestantes, na comunidade do Bairro Izidro Pedroso, seguindo o modelo de trabalho que é desenvolvido na Seara Alimentos faz um ano, em parceria com o Sesi. Os resultados desse projeto têm sido altamente benéficos para as mulheres que participam das reuniões quinzenais com estagiárias do Núcleo de Psicologia e incentivam a sua multiplicação em Dourados. “Esses encontros foram a melhor coisa para mim”, disse a auxiliar de produção Priscila Luiza Tibúrcio da Silva, de 18 anos. Aos sete meses de gestação do primeiro filho, ela contou que foi difícil aceitar a gravidez. “Eu entrei até em depressão. Mas aqui, melhorou muito o meu estímulo, a gente se sente mais livre e não fica só pensando bobagem”, falou a jovem. Promover a saúde mental da mulher – minimizando-se os conflitos psicológicos que podem surgir na gravidez e proporcionando bem-estar na futura relação com o filho, assim como o melhor desempenho em suas atividades - é um dos aspectos do Projeto de Extensão e Estágio para Gestantes. “Como cada participante está num trimestre de gestação, uma está com angústia, enquanto outra está com medo, outra não aceita um menino, porque queria menina. Então, todos esses aspectos são trabalhados. Em alguns casos, quando há indicação, a gente faz o encaminhamento para o Núcleo de Psicologia”, disse a estagiária Kátia Mieko Sakaguti Tanamati, observando que, até hoje, houve apenas uma indicação assim. O Projeto para Gestantes é supervisionado pela professora da disciplina de Psicologia Institucional, Elizete Maria Bacchi Comerlato, e desenvolvido pelas acadêmicas do 5º ano de Psicologia Kátia Tanamati, Terezinha Espósito, Rode Peixoto, Carla Valota, Adriana Lino e Fabiana Vick. Por meio da contribuição de profissionais de outras áreas da Saúde nas reuniões, o grupo busca também informar as gestantes acerca dos cuidados indispensáveis ao desenvolvimento de uma gravidez saudável. Na sexta-feira, dia 3, a convidada foi a nutricionista Andréa Ribeiro Luz Chamaa, coordenadora do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN. A professora Andréa ministrou uma palestra educativa sobre a alimentação da gestante e do bebê que vai nascer, a fim de evitar ocorrências indesejadas. “A gravidez provoca várias alterações na mulher, boas e, algumas vezes ruins, como o diabetes gestacional. E nós procuramos orientar as gestantes, não só as de risco, em relação à alimentação balanceada e rica em alguns nutrientes para ela e para o bebê”, disse a professora. Os conselhos da nutricionista, sobre o aleitamento e como diminuir as cólicas em bebês, por meio de uma alimentação adequada, por exemplo, foram retidos. “Eu tirei todas as minhas dúvidas. Sobre como dar o ‘mamá’, aquilo que vai dar cólica no neném. Eu tenho um filho de 8 anos, só que antes eu não tive o aprendizado que estou tendo agora”, disse a industriaria Marisete Alves Nascimento Oliveira, de 25 anos, que é hipertensa e tem uma gravidez de alto risco. Em Dourados, a Seara Alimentos tem 400 funcionárias. Segundo o enfermeiro da Indústria, Orlando Moraes, a média mensal de gestantes é de quinze mulheres. Pensando no bem-estar físico e emocional delas – e também das grávidas que moram na região em torno da empresa e das esposas de seus empregados – a Seara criou esse programa específico para as gestantes e um banco de leite para atendimento diferenciado às mães que amamentam. Depois que retornam da licença maternidade, elas têm direito a intervalos extras durante o expediente, para a coleta do leite que seria perdido se não houvesse esse reID_CURSO. “A Seara é a primeira empresa do Estado a ter um banco de leite para as funcionárias. Nós acondicionamos o leite e o guardamos num freezer para a mãe levá-lo para o seu bebê, par quando ela não estiver em casa”, explicou o enfermeiro.