CAU define a programação visual do "8º Boscar".

Comissão formada por professores e estudantes já selecionou a composição gráfica para a programação visual da festa mais esperada do ano em Dourados.
Aniano Henrique e Thomaz Edson, do 2º ano, e Heitor Honda, do 5º de Arquitetura e Urbanismo, são os autores da composição que baseará as peças publicitárias do “8º Boscar”, festa à fantasia promovida pelos formandos e pela Coordenação do ID_CURSO de Arquitetura da UNIGRAN, no próximo dia 18, e que deve reunir dez mil pessoas no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Dourados. Os trabalhos da equipe vencedora foram os escolhidos de quase todos os integrantes da Comissão Julgadora do ConID_CURSO de Programação Visual do “Boscar” de 2003, que foi aberto apenas para estudantes do ID_CURSO. Os julgadores foram os arquitetos e professores Dionísio Binelo, Liliana Lima e Cynara Tessoni Bono, e os acadêmicos Fernando Mazarin, Cristina Chagas, Karine Oliveira, Lidiane Machado e Lígia Valença. Além da escolha entre as duas propostas apresentadas, a reunião de ontem teve um caráter didático-pedagógico. “Essa atividade vale como aprendizado”, disse a professora Cynara Bono, coordenadora do ID_CURSO. Foi realmente uma aula sobre a arte de informar com bom gosto. Para atrair a atenção do leitor e fixar a mensagem da festa, uma das equipes recorreu exclusivamente ao computador. A vencedora, apresentou um trabalho de composição gráfica artesanal, cujo efeito visual é agradável devido ao equilíbrio entre os espaços preenchidos e as áreas vazias do quadro, à combinação de cores, e à harmonia entre as fontes utilizadas (ID_TIPOs de letras). O toque final de criatividade é o desenho de uma fita de filme de cinema, que enlaça a estatueta do Boscar – elemento obrigatório em todas as composições – em forma de 8. “Aqui tem todo um trabalho de composição, feito à mão. Não ficou cansativo e houve uma preocupação com a harmonia. Da mesma forma que se faz na arte gráfica, se faz na Arquitetura”, observou o professor Dionísio. Ele sugeriu a digitalização do trabalho, a fim de se dar a ele um acabamento mais aprimorado, mas sem alterar o original. A professora Liliana concorda com a opinião e faz um comentário adicional. “Não resolve nada ter os reID_CURSOs mais modernos do mundo se não entendemos de equilíbrio, de harmonia, de tons... o pessoal que fez este aqui tem domínio, tem sensibilidade”, disse a professora, ainda sem saber os nomes dos autores do projeto gráfico que em breve estará em outdoors, camisetas e outras peças promocionais do “8º Boscar”.