"Teoria da Justiça" é tema de projeto do ID_CURSO de Direito.

A obra do professor e filósofo norte-americano John Rawls, morto em 2002, alterou o pensamento ocidental contemporâneo, sendo estudada no mundo todo.
O ID_CURSO de Direito da UNIGRAN estará desenvolvendo, a partir de 2 de outubro, o Projeto de Ensino, pelo método de seminário, baseado na “Teoria da Justiça”, notável publicação do professor John Rawls, que sugere a ruptura com o primado das questões epistemológicas e lingüísticas na reflexão ético-política dominante. Professores da UNIGRAN, UFMS e UEMS devem participar desse debate. O responsável por esse trabalho, professor Lauro Joppert Swensson Júnior, estará debatendo o tema, preferencialmente com professores e acadêmicos, durante as quintas-feiras dos meses de outubro e novembro. As inscrições, no valor de R$ 40,00, podem ser feitas até 1º de outubro, e as presenças, exposição durante o seminário e participação nos debates serão critérios de avaliação para assegurar o certificado a quem obtiver 80% da freqüência. A Teoria de Rawls sugere que, se em uma sociedade as pessoas atuam cooperativamente umas com as outras para ter uma vida melhor da que teriam se vivessem exclusivamente de seus próprios esforços, disso resulta, por outro lado, um conflito de interesses, relativo à distribuição dos benefícios oriundos dessa cooperação. Daí “O papel da justiça estar justamente na especificação de direitos e deveres nas instituições básicas da sociedade e na definição apropriada dos benefícios e encargos da cooperação social”. O professor Lauro Joppert Júnior está se preparando para a Tese de Mestrado que irá defender na Alemanha e é um estudioso da relação direitos e deveres/benefícios sociais. Para a diretora do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN, professora Noemi Mendes Siqueira Ferrigolo, esta é uma oportunidade rara para que professores e acadêmicos possam aprofundar conhecimentos, ampliando a visão filosófica acerca do tema.