Novas áreas de atuação é o tema que orientou a Jornada de Psicologia.

Durante os três dias do evento, o ID_CURSO de Psicologia incorporou também o estudo de terapias alternativas, como a Ikebana.
Embora a psicoterapia ainda seja o seu maior campo de atuação, os psicólogos estão saindo dos consultórios para as empresas, escolas, clubes esportivos, hospitais gerais e especializados, entidades assistenciais e todo ID_TIPO de instituição onde eles possam promover a saúde. Segundo o coordenador do ID_CURSO Psicologia da UNIGRAN, professor Luís Antônio Martins, a diversificação de especialidades na profissão tende a aumentar, conhecendo-se que a maioria das doenças inicia por distúrbios psíquicos, como o estresse e a depressão. Foi essa a ênfase dada às atividades da “I Jornada de Psicologia”, que proporcionou a atualização dos participantes em debates relacionados ao principal fator que está inserindo o psicólogo em novos campos de atuação, que é a melhoria da qualidade de vida nos ambientes de trabalho e familiar. “O consultório continua sendo um campo de atuação muito importante, e vai continuar a ser. Só que existem outras possibilidades de atuação que não apenas a clínica, e o objetivo da nossa jornada acadêmica foi dar aos alunos essa visão”, disse o professor. A Jornada, realizada na semana passada, teve também apresentações de grupos teatrais formados por estudantes de Psicologia, um da UNIGRAN e outro da UCDB, de Campo Grande. Os atores encenaram esquetes que sensibilizam para o drama de quem sofre da demência de Alzheimer e para o problema da dependência química. Os participantes do evento puderam, ainda, conhecer melhor a “Equoterapia” - método terapêutico e educacional de desenvolvimento de pessoas portadoras de necessidades especiais – e a arte japonesa de “Dar vida às flores”, a “Ikebana”, que encerra uma infinidade de significações na preparação dos arranjos. Na Psicologia, essa arte está sendo bastante utilizada como terapia que auxilia o paciente a alcançar estados mentais de paz e harmonia.