Escola faz parceria com o ID_CURSO de Arquitetura para melDATA_HORAr a paisagem

Profªs da Escola Menodora falam com os acadêmicos da UNIGRAN do projeto de paisagismo que pretendem desenvolver dentro do Programa Largada 2000.
O ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN foi convidado pela Coordenação da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo a participar na revitalização paisagística da Escola, segundo as diretrizes de um programa de âmbito nacional, que é patrocinado pelo Instituto Ayrton Senna, Senai e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Várias escolas públicas do país juntaram-se ao “Largada 2000”, uma verdadeira aliança social estratégica para a realização de ações voltadas para adolescentes de 14 a 19 anos, nas áreas de educação, saúde e lazer. Com 2.000 alunos matriculados em três turnos, a Escola Menodora é uma das sete escolas públicas de Dourados que participam do Programa. A proposta dos alunos e professores da Escola é a de melDATA_HORAr a sua aparência, criando um projeto de aproveitamento das áreas ociosas, com uma pracinha, jardins, horto de plantas medicinais e a instalação de iluminação e passeios, entre outras idéias que estão surgindo. Mas não se trata apenas de um projeto de embelezamento. “Partindo do princípio de que nós vivemos na Escola e o ambiente físico influencia o nosso estado de espírito, se nós vivemos num ambiente bonito e aconchegante, a gente se sente melhor. Isso vai nos ajudar em todos os processos da Escola”, disse a professora Elisângela de Oliveira. A diretora da Menodora, professora Maria de Lourdes Forni Donzelli, coloca a revitalização do ambiente escolar como um sonho próximo de se materializar. “Eu acredito que, em parceria com a UNIGRAN, conseguiremos desenvolver um projeto de embelezamento da nossa Escola. É um projeto de melhoria do ensino, que faz com que os nossos alunos tenham a postura de sempre estarem crescendo, de sempre estarem progredindo”, disse a diretora. Ainda nesta semana, os acadêmicos de Arquitetura irão iniciar uma pesquisa e o levantamento topográfico da Escola para, em seguida, colocarem no papel as soluções que deverão ser adotadas em conjunto com a comunidade da Escola Menodora. “Na verdade, os nossos alunos, juntamente com os alunos da Escola, precisarão refazer todo o paisagismo, ou porque ele está deteriorado ou porque inexiste”, disse a professora Cynara Tessoni Bono, coordenadora do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo. Em novembro, o projeto resultante dessa parceria será apresentado à Coordenação do Programa “Largada 2000”.