ID_CURSO de Farmácia pesquisa o hábito de fumar entre estudantes.

Parte da turma de Farmácia fez um alerta à população no dia 29. Se você é fumante, avalie o seu grau de dependência na pesquisa abaixo.
Cumprindo uma programação feita no primeiro semestre, o ID_CURSO de Farmácia da UNIGRAN deu início a um projeto de pesquisa que vai indicar o perfil dos fumantes no meio estudantil. O Projeto começou na sexta-feira, Dia Nacional de Combate do Fumo, com uma campanha de alerta sobre os perigos do cigarro, na Praça Antônio João, no centro de Dourados, e entrevistas com funcionários, estudantes e professores da Instituição. Por meio do Teste de Fagerstrom, um questionário de seis perguntas objetivas, a coordenadora de Farmácia, professora Adriana Mestriner, diz que é possível saber qual é o nível de dependência do fumante. A pesquisa será conduzida também em outras Instituições de Ensino Superior de Dourados e em Escolas de Ensino Médio, uma vez que 90% dos fumantes tornam-se dependentes de nicotina antes dos 18 anos de idade. “O objetivo final do projeto será divulgar os dados de Dourados às Instituições envolvidas na pesquisa e iniciar uma conscientização junto aos formadores de opinião, que são os professores em geral”, disse a professora. Os resultados parciais desse trabalho deverão ser divulgados durante a “I Jornada Acadêmica de Farmácia”, que acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de outubro. TESTE DE FAGERSTROM – SOME OS PONTOS CORRESPONDENTES A CADA RESPOSTA. 1. Quanto tempo depois de acordar você fuma o primeiro cigarro? ( ) mais de 60 minutos...............0 ( ) entre 31 e 60 minutos............1 ( ) entre 06 e 30 minutos............2 ( ) menos de 6 minutos...............3 2. Você tem dificuldade de ficar sem fumar em locais proibidos? ( ) não..............................0 ( ) sim..............................1 3. O primeiro cigarro de manhã é que traz mais satisfação? ( ) não..............................0 ( ) sim..............................1 4. Você fuma mais nas primeiras DATA_HORAs da manhã do que no resto do dia? ( ) não..............................0 ( ) sim..............................1 5. Você fuma mesmo quando acamado por doença? ( ) não..............................0 ( ) sim..............................1 6. Quantos cigarros você fuma por dia? ( ) menos de 11 .....................0 ( ) de 11 a 20 ......................1 ( ) de 21 a 30 ......................2 ( ) mais de 30.......................3 Total de pontos: ___ EM RESULTADOS ACIMA DE 7 PONTOS, O TESTE INDICA GRANDE DEPENDÊNCIA.