Ramez Tebet: "Ética na política tem sentido abstrato"

Senador Ramez Tebet encerrou a XXIV Semana Jurídica da UNIGRAN
O senador Ramez Tebet (PMDB/MS), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos-CAE, do Senado Federal, defendeu a dualidade ética e transparência como forma de projetar um Brasil melhor do que o atual. Ele participou do encerramento da XXIV Semana Jurídica, promovida pela Faculdade de Direito em conjunto com o Diretório Acadêmico "27 de Outubro" do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN. Ainda que otimista em relação ao futuro, Ramez fez questão de observar que é preciso avançar no Brasil com respeito à ordem e à democracia. "Não existe regime no mundo melhor do que a democracia, mas é preciso que a ética e a transparência caminhem juntos, mesmo sendo uma coisa abstrata que, se mal utilizada, pode trazer muitas complicações", conforme o senador. Ex-presidente do Congresso Nacional, ex-ministro da Integração Nacional e atualmente cumprindo o segundo mandato por Mato Grosso do Sul - eleito com mais de 730 mil votos -, o senador Ramez Tebet questionou a existência de um código de ética para os políticos. "Advogado tem, médico tem, jornalista tem, mas e o político, como deve fazer para identificar o que seja a conduta ética?", indagou. Em seguida, o senador afirmou que essa é uma questão praticamente de foro íntimo, onde cada um tem opinião própria. "Sempre que vamos votar algo que possa mexer com o País, existe uma questão ética em jogo. É a mesma coisa de um administrador que foi ao palanque, em campanha, fez promessas e agora, no cargo, não cumpre, isso é comportamento anti-ético. E aquele que é muito bonzinho como administrador, mas não toma decisão sobre nada, também não estaria faltando com a ética?", questionou Ramez, propondo uma reflexão mais ampla sobre o tema. A Semana Jurídica foi encerrada com a apresentação dos vencedores dos conID_CURSOs de Monografia e de Oratória. Katiany Jacinto de Oliveira, do 5º ano diurno, foi a primeira colocada do conID_CURSO de Monografia, com o tema "Educação Especial como Direitos Humanos e Direito Social em Dourados", enquanto que o acadêmico do 1º ano noturno, Alexandre Cardoso Trindade, ficou em primeiro lugar no conID_CURSO de Oratória, ao discursar sobre "Os filhos da mãe gentil".