Acadêmicos de Ed. Física arbitram a Corrida do Soldado e preparam prova de Orientação.

Professor Rogério Montes, com cronometristas da UNIGRAN ao fundo, dá instruções aos corredores antes da largada, no Parque dos Ipês.
Desde a inscrição dos atletas à marcação dos tempos de cada um na chegada, a prova promovida, domingo, pelo “Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada” e pelo “28º Batalhão Logístico” de Dourados foi organizada por um grupo de 21 acadêmicos de Educação Física da UNIGRAN. A Corrida do Soldado, evento que abriu a comemorações do “Bicentenário de Caxias”, na Semana do Exército, teve a participação de 132 concorrentes militares e civis que tiveram de correr por um circuito de 7.800 metros traçado pelas ruas Ponta Porã, Afonso Pena e Alfredo Richard Klein, até o Clube Militar Cimdourá, e voltando pela Manoel Santiago e João Cândido Câmara, como início e fim no Parque dos Ipês. Os últimos 600 metros do perID_CURSO são inteiramente em subida. Na classificação geral, o corredor civil José Luis Almeida chegou em primeiro, marcando o tempo de 25m05s. Na categoria feminina, a vencedora foi a aluna indígena do Anglo Cristiane Alves Machado, com o tempo de 31’28”, estabelecendo o 27º melhor tempo da prova. Ontem, o coordenador dos alunos de Educação Física e professor de Atletismo Rogério da Cruz Montes trouxe para a sala de aula a discussão sobre as ocorrências da prova, destacando o valor didático de experiências como essa. Há pelo menos quatro anos, o ID_CURSO de Educação Física da Instituição organiza as competições promovidas pelo Exército, em Dourados. “A próxima deverá ser uma prova de Orientação, para difundir esse esporte aqui na região”, disse o professor. O convite já foi feito a ele informalmente e a competição está marcada previamente para outubro. A Orientação é um esporte militar, nascido nos países escandinavos, que está ganhando adeptos entre a população civil em todo o mundo. Nessa competição, a pista é marcada em regiões de matas e florestas e os obstáculos são naturais – rios, pântanos, montanhas etc. As equipes competidoras devem percorrer a pista pelos marcos estabelecidos ao longo do caminho, tendo como únicos instrumentos de orientação uma bússola e uma carta geográfica.