Acadêmicos de Psicologia iniciam trabalho de Prevenção à Deficiência

Acadêmicas do 3ª ano de Psicologia, durante visita à Apae de Dourados, nesta semana.
De O PROGRESSO, reportagem de João Rocha – Os acadêmicos do terceiro ano do ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN iniciaram, na quarta-feira, um projeto de prevenção à deficiência, em parceria com a Sociedade Pestalozzi e a Apae de Dourados. O trabalho, que tem como tema “Prevenção à Deficiência - Um Ato de Amor”, será lançado oficialmente no dia 27 deste mês, na 1ª Jornada de Psicologia da Unigran, durante a Semana Nacional do Excepcional. O projeto será estendido até de dezembro deste ano. Para a coordenadora do projeto, a professora Jassonia Vasconcelos Paccini, o objetivo do trabalho é orientar o máximo de famílias no município. “Nosso desejo é levar as informações para ajudar na prevenção de deficiências. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 70% das causas podem ser prevenidas através de orientações”, enfatiza. De acordo com a coordenadora, o projeto será desenvolvido também em seis comunidades que fazem parte da Pastoral da Criança, com o ID_CURSO de noivos e através de agentes comunitários. “Os agentes são importantes para o projeto porque são multiplicadores de informações e podem atingir um número bem maior de pessoas”, esclarece. A acadêmica Josélia Ferraz Soares afirma que o projeto é muito importante porque os alunos do ID_CURSO de Psicologia atuam diretamente no meio em que futuramente poderão atuar como profissionais. “Esse contatos oferecem algumas respostas. Permite que coloquemos em prática a teoria adquirida em sala de aula, além de podermos oferecer uma melhor qualidade de vida às famílias atendidas pelo projeto”, explica. Josélia conta ainda que esse trabalho é extracurricular e os acadêmicos envolvidos não ganham nota. “O gratificante é que ficamos em contato com a realidade social. Isso nos faz crescer no aprendizado e também como pessoa, pois desde o início da formação profissional aprendemos a exercer a função social dentro de nossa comunidade”, enfatiza a acadêmica.