ISSN 2316-3992
VOLUME: 4
NÚMERO: 9
JANEIRO/JULHO 2015
TÍTULO:
CONSUMO DE PRODUTOS DA MODA E VESTUÁRIO EM PORTUGAL - ANALISE DA OPINIÃO DE PROFISSIONAIS E CONSUMIDORES
AUTOR (ES):
Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento
Resumo: A moda e o vestuário são elementos do cotidiano. Enquanto fenômeno sociocultural foram ganhando, ao longo dos séculos, a capacidade de expressar os valores da sociedade em que se encontram inseridos. Neste caso, valores, usos, hábitos e costumes são entendidos em determinado momento e local específico, uma vez que são fatores que mudam constantemente devido às influências exercidas por aspetos sociais e culturais do país em que se inserem. Porém, a moda é, também, uma área de atividade. Em Portugal, onde tem tradição, é um setor de extrema importância. A indústria têxtil e de vestuário em Portugal, representou em 2012, 9% das exportações totais. São apontados como principais clientes da indústria têxtil e de vestuário português, países como: Espanha (31%), França (14%), Alemanha (9%), Reino Unido (8%) e Itália (6%). Este artigo pretende analisar observar as tipologias de vestuário, os espaços comerciais e as principais marcas comercializadas em Portugal, em concreto nos centros comerciais. Para tanto, foi elaborada uma análise quantitativa da opinião dos profissionais e consumidores de produtos de vestuário e moda em Portugal.

Palavras- chave: Atitudes dos consumidores, moda e vestuário, comunicação de marketing.

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