ISSN 2316-3992
VOLUME: 3
NÚMERO: 8
JULHO/DEZEMBRO 2014
TÍTULO:
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PAULO FREIRE: REFLEXÕES SOBRE JORNALISMO DE SERVIÇO À LUZ DO PENSAMENTO FREIREANO
AUTOR (ES):
TEMER, A. C. R. P.1, SANTANA, M. J. S.2
Resumo: O objetivo deste artigo é relacionar os conceitos de comunicação e educação encontrados nas obras do renomado educador brasileiro Paulo Freire. A aproximação entre essas duas áreas de conhecimento é possível a partir das opiniões desse autor sobre o campo comunicacional, cujos recortes estão distribuídos em várias de suas obras. A proposta desse estudo é analisar e discutir a capacidade e os limites dos meios de comunicação de massa em dotar os sujeitos de conhecimentos necessários para tomada de decisões no cotidiano. Busca-se circunscrever as discussões da comunicação de massa ao campo do jornalismo e discorrer sobre as limitações do gênero jornalístico, o jornalismo de serviço, e sua capacidade de se colocar como um gênero que possui uma função educativa promovida pelos noticiários.

Palavras- chave: Comunicação; Educação; Paulo Freire; Jornalismo; Jornalismo de Serviço.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2019