VOLUME: 3
NÚMERO: 8
JULHO/DEZEMBRO 2014
TÍTULO:
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PAULO FREIRE: REFLEXÕES SOBRE JORNALISMO DE SERVIÇO À LUZ DO PENSAMENTO FREIREANO
AUTOR (ES):
TEMER, A. C. R. P.1, SANTANA, M. J. S.2
Resumo:
O objetivo deste artigo é relacionar os conceitos de comunicação e educação encontrados nas obras do
renomado educador brasileiro Paulo Freire. A aproximação entre essas duas áreas de conhecimento é possível
a partir das opiniões desse autor sobre o campo comunicacional, cujos recortes estão distribuídos em várias de
suas obras. A proposta desse estudo é analisar e discutir a capacidade e os limites dos meios de comunicação
de massa em dotar os sujeitos de conhecimentos necessários para tomada de decisões no cotidiano. Busca-se
circunscrever as discussões da comunicação de massa ao campo do jornalismo e discorrer sobre as limitações
do gênero jornalístico, o jornalismo de serviço, e sua capacidade de se colocar como um gênero que possui uma
função educativa promovida pelos noticiários.
Palavras- chave:
Comunicação; Educação; Paulo Freire; Jornalismo; Jornalismo de Serviço.
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