ISSN 2316-3992
VOLUME: 3
NÚMERO: 8
JULHO/DEZEMBRO 2014
TÍTULO:
AS TÉCNICAS DE ENDOMARKETING E A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL CIDADÃ
AUTOR (ES):
NETTO, M. R.1
Resumo: O ambiente empresarial é complexo e estão instalados na empresa interesses conflitantes, mesmo que no contexto geral a empresa possua uma missão institucional para onde devem caminhar todas as políticas setoriais. A comunicação é responsável pela interação, interligação, transposição e ressignificação dos diversos saberes existentes no interior da empresa, é o elo entre os profissionais das mais diversas especialidades e destes com o público externo: clientes, colaboradores, investidores, governo e imprensa. Outro aspecto chave na contextualização do ambiente empresarial é a característica mercadológica das relações sociais interpostas no processo de atuação da empresa seja ela da esfera pública ou privada. Essas relações sociais podem ser de compra e venda de mercadorias, serviços, ideias, políticas e por todas essas modalidades perpassam a questão da comunicação, seja um simples aviso afixado no mural interno, seja uma campanha publicitária que discute sobre o desenvolvimento sustentável. As dimensões global e local estão num constante diálogo mantido pelo processo comunicacional. Por saber da centralidade da comunicação no desempenho institucional, as empresas têm investido no endomarketing que pode ser entendido como um processo estruturado, alinhado ao planejamento estratégico empresarial visando melhoria da comunicação, buscando a relação com ganhos de produtividade nas organizações.

Palavras- chave: Comunicação empresarial, endomarketing, sociedade.

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