VOLUME: 3
NÚMERO: 8
JULHO/DEZEMBRO 2014
TÍTULO:
AS TÉCNICAS DE ENDOMARKETING E A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL CIDADÃ
AUTOR (ES):
NETTO, M. R.1
Resumo:
O ambiente empresarial é complexo e estão instalados na empresa interesses conflitantes, mesmo que no
contexto geral a empresa possua uma missão institucional para onde devem caminhar todas as políticas setoriais.
A comunicação é responsável pela interação, interligação, transposição e ressignificação dos diversos saberes
existentes no interior da empresa, é o elo entre os profissionais das mais diversas especialidades e destes com o
público externo: clientes, colaboradores, investidores, governo e imprensa. Outro aspecto chave na contextualização
do ambiente empresarial é a característica mercadológica das relações sociais interpostas no processo
de atuação da empresa seja ela da esfera pública ou privada. Essas relações sociais podem ser de compra e
venda de mercadorias, serviços, ideias, políticas e por todas essas modalidades perpassam a questão da comunicação,
seja um simples aviso afixado no mural interno, seja uma campanha publicitária que discute sobre o
desenvolvimento sustentável. As dimensões global e local estão num constante diálogo mantido pelo processo
comunicacional. Por saber da centralidade da comunicação no desempenho institucional, as empresas têm investido
no endomarketing que pode ser entendido como um processo estruturado, alinhado ao planejamento
estratégico empresarial visando melhoria da comunicação, buscando a relação com ganhos de produtividade
nas organizações.
Palavras- chave:
Comunicação empresarial, endomarketing, sociedade.
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