ISSN 2316-3992
VOLUME: 13
NÚMERO: 21
JANEIRO - JULHO (2023)
TÍTULO:
DETERMINANTES DO CONSUMO POR MEIO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO EM UM PEQUENO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL
AUTOR (ES):
Caroline Macagnan Barison1 Alice Munz Fernandes2
Resumo: O comércio eletrônico é um mecanismo oportunizado pela internet que vem ocasionando transformações na maneira tradicional de comprar e vender, o que implica em mudanças no comportamento de consumo das pessoas. Assim, a pesquisa realizada teve como objetivo analisar os determinantes do consumo por meio do comércio eletrônico no município de Antônio Prado/RS. Para tanto, empregou-se uma survey, cuja amostra foi nãoprobabilística e totalizou 100 respondentes válidos. Destes, 81,6% costumam efetuar compras pela internet. Os resultados demonstraram que há preferência pela aquisição online de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, ao passo que se verificou maior aversão em comprar produtos alimentícios e de vestuário. A segurança e a proteção de dados corresponderam a aspectos limitantes das compras, bem como fraudes financeiras. Ademais, 34,4% da amostra investigada afirmaram preferir efetuar compras por meio eletrônico em detrimento ao comércio tradicional. Evidencia-se a relevância da pesquisa realizada, haja vista a intensificação do comércio eletrônico durante o período de pandemia do Covid-19 e sua tendência de crescimento.

Palavras- chave: Comércio eletrônico. Comportamento do consumidor. Tendências mercadológicas.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2019