ISSN 2316-3992
VOLUME: 13
NÚMERO: 21
JANEIRO - JULHO (2023)
TÍTULO:
QUEIJOS ARTESANAIS: FATORES QUE INFLUENCIAM A DECISÃO DE COMPRA DO SHOPPER
AUTOR (ES):
Marcelo Ermini1 Edson Crescitelli2
Resumo: Existem diversos fatores que levam um shopper (consumidor no momento da compra, dentro do ponto de venda) a adotar postura de compra em relação a um produto alimentício artesanal. Essa questão se mostra relevante diante do crescimento do segmento de produtos artesanais, em especial o de queijos artesanais. Diante desse contexto, esta pesquisa tem por objetivo identificar os fatores que influenciam o comportamento de compra dos shoppers em relação aos produtos alimentícios artesanais, especificamente de queijos artesanais. Como método de investigação adotou-se a técnica de pesquisa exploratória qualitativa, incluindo a técnica de entrevistas em profundidade com consumidores dessa categoria de produto no momento da compra. Os resultados indicam que que o consumo de queijos artesanais está associado a busca pelo prazer. Os consumidores também valorizam a história e a tradição por trás dos produtos artesanais. A curiosidade é outro fator presente como estímulo à compra, bem como interesse pelo local de origem e questões ambientais relacionadas ao processo de produção.

Palavras- chave: Comportamento do consumidor; Produtos artesanais; Shopper Marketing.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2019