ISSN 2316-3992
VOLUME: 10
NÚMERO: 18
JANEIRO - DEZEMBRO (2021)
TíTULO:
APLICATIVOS BANCÁRIOS E SEUS PRINCIPAIS ATRIBUTOS: PERSPECTIVAS E PERCEPÇÕES SOB A ÓTICA DOS CONSUMIDORES DAS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS
AUTOR (ES):
Antônio Soares de Siqueira Neto1 Danilo de Melo Costa2
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender a valoração que os usuários de aplicativos bancários dão a esta tecnologia, bem como analisar as percepções de sua utilização a partir de seus respectivos bancos. Para isto, foi realizado um estudo de caso, tendo sua base a confecção de uma pesquisa quantitativa, a partir de 399 usuários de serviços bancários no estado de MG, considerando as cinco maiores instituições bancárias do Brasil e também dos bancos de menor porte. As análises dos dados obtidos foram realizadas a partir de uma análise fatorial, sendo tratada pelo método estatístico, com a percepção dos constructos de terceira ordem (segurança, confiabilidade, eficiência, comunicação, facilidade e comodidade), segunda ordem (percepções sistêmicas e percepções de interação) e primeira ordem (percepções gerais de qualidade). Após as análises, percebeu-se que os clientes bancários tendem a valorar todos os constructos, mas possuem como maior interesse a comodidade em sua utilização e a segurança ao realizar suas transações. Assim, percebe-se que cada banco apresenta uma média diferente de aceitação de seus clientes, cabendo a cada um deles observar seus pontos fortes e pontos de fragilidade, buscando adequar seus sistemas para melhor atender seus consumidores, tornando-se, assim, competitivos no mercado financeiro.

Palavras- chave: Aplicativos Bancários; TIC´s; Percepções de Qualidade;

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