VOLUME: 9
NÚMERO: 17
JUNHO - DEZEMBRO (2020)
TíTULO:
MESTRADOS EM PORTUGAL: RELAÇÕES ENTRE AS PROPINAS E
ATRAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO POLITÉCNICO
AUTOR (ES):
Henrique Marques1
Carlos Canelas2
Oliva Martins3
Resumo:
A elevada busca por qualificação e a competitividade entre as Instituições de Ensino
Superior (IES), desencadeia a necessidade de compreender as influências percebidas pelos
estudantes aquando da escolha por uma IES. Dada a baixa taxa de ocupação dos mestrados
nas instituições localizadas no interior do país, esta investigação pretende identificar as
relações entre o valor das propinas e a atração de alunos na escolha da IES para um
mestrado, na perspectiva dos estudantes de licenciatura. Para isso, foi desenvolvido um estudo
de metodologia quantitativa com os alunos de Comunicação e Relações Públicas e
Comunicação Multimedia do Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal. Os resultados
permitiram compreender a importância do valor das propinas na escolha do aluno, contribuindo
assim, com futuras estratégias para a retenção dos próprios estudantes das IES e para a
valorização dos estudantes residentes na cidade, de forma a comunicar valor na relação custo-
benefício e, por consequência, obter melhores taxas de ocupação nos mestrados.
Palavras- chave:
Consumidor; Valor das Propinas; Ensino Superior.
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Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
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