VOLUME: 9
NÚMERO: 17
JUNHO - DEZEMBRO (2020)
TíTULO:
A EXPANSÃO DO MERCADO DE AGRONEGÓCIOS ORGÂNICOS NO
BRASIL E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FINAL
AUTOR (ES):
Viviane Reis de Oliveira1
Danilo de Melo Costa2
Daniela Vecchia Costa3
Resumo:
O comportamento do consumidor se alterou muito no decorrer dos anos, estão cada
vez mais informados e exigentes com relação ao alimento que levam à mesa, além disso,
preocupam-se com o uso indiscriminado dos recursos ambientais. Neste âmbito, o produto
orgânico surge como forma de responder às novas demandas dos consumidores e, em
contrapartida, ser também um diferencial de inserção os pequenos produtores rurais no
mercado. Assim, este estudo tem o propósito de apontar as estratégias de marketing básicas
dos agricultores de produtos orgânicos brasileiros. Para amparar a proposta deste estudo,
foram discutidas algumas reflexões teóricas sobre os seguintes temas: produto orgânico,
agricultura familiar no Brasil, cooperação e marketing. Os dados foram reunidos por meio de
pesquisa em referencial teórico, reportagens e documentos oficiais. Verificou-se que os
produtores orgânicos ainda se encontram em estágio inicial e tímido no que se refere a
organização de estratégias de marketing, estas estão centradas principalmente na participação
em feiras de produtores. Nesta acepção, observa-se a cooperação, através da formação de
redes de colaboração verticais e horizontais, como alternativa eficaz à consolidação da
produção e comercialização de produtos orgânicos, assim como de estratégias de marketing
cada vez mais orientadas para a demanda do consumidor moderno.
Palavras- chave:
Agricultura Familiar, Produção Orgânica, Estratégias de Marketing.
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