VOLUME: 8
NÚMERO: 16
JANEIRO - JUNHO (2020)
TíTULO:
ANALISANDO A COMPETITIVIDADE A LUZ DA RESOURCE BASED THEORY: UMA PROPOSIÇÃO DE MENSURAÇÃO DO GRAU DE COMPETITIVIDADE EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR
AUTOR (ES):
Juliano Lima Soares1
Dálcio Roberto Dos Reis2
Maria Elisa Sarmento Costa3
João Paulo Gonçalves Alves Santos 4
Juliette de Castro Tavares 5
Resumo:
A pesquisa tem como objetivo elaborar um modelo para mensurar o grau de competitividade das Instituições Privadas de Ensino - IES,
classificando-as entre: detentora de desvantagem competitiva sustentável; desvantagem competitiva temporária; paridade competitiva;
vantagem competitiva temporária e vantagem competitiva sustentável. A base teórica utilizada relaciona-se à competitividade,
e embasa-se na gestão estratégica de recursos, especificamente o modelo VRIO, proposto por Barney e Hesterly (2011).
Quanto à metodologia, a pesquisa é classificada como quantitativa com aplicação de questionários eletrônicos aos diretores e
reitores de 79 instituições, para a captura do fenômeno estudado. Os dados foram tratados e analisados por diversos testes
estatísticos, incluindo a análise de equações estruturais. A principal contribuição da pesquisa foi a elaboração e validação de um
modelo para avaliar o nível de competitividade de instituições de ensino superior brasileiras
Palavras- chave:
Resource Based Theory, Competitividade, Instituições Privadas de Ensino Superior
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Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
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