ISSN 2316-3992
VOLUME: 8
NÚMERO: 16
JANEIRO - JUNHO (2020)
TíTULO:
ANALISANDO A COMPETITIVIDADE A LUZ DA RESOURCE BASED THEORY: UMA PROPOSIÇÃO DE MENSURAÇÃO DO GRAU DE COMPETITIVIDADE EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR
AUTOR (ES):
Juliano Lima Soares1 Dálcio Roberto Dos Reis2 Maria Elisa Sarmento Costa3 João Paulo Gonçalves Alves Santos 4 Juliette de Castro Tavares 5
Resumo: A pesquisa tem como objetivo elaborar um modelo para mensurar o grau de competitividade das Instituições Privadas de Ensino - IES, classificando-as entre: detentora de desvantagem competitiva sustentável; desvantagem competitiva temporária; paridade competitiva; vantagem competitiva temporária e vantagem competitiva sustentável. A base teórica utilizada relaciona-se à competitividade, e embasa-se na gestão estratégica de recursos, especificamente o modelo VRIO, proposto por Barney e Hesterly (2011). Quanto à metodologia, a pesquisa é classificada como quantitativa com aplicação de questionários eletrônicos aos diretores e reitores de 79 instituições, para a captura do fenômeno estudado. Os dados foram tratados e analisados por diversos testes estatísticos, incluindo a análise de equações estruturais. A principal contribuição da pesquisa foi a elaboração e validação de um modelo para avaliar o nível de competitividade de instituições de ensino superior brasileiras

Palavras- chave: Resource Based Theory, Competitividade, Instituições Privadas de Ensino Superior

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