ISSN 2316-3992
VOLUME: 7
NÚMERO: 15
JULHO - DEZEMBRO (2019)
TíTULO:
O MARKETING DESPORTIVO DIGITAL NOS CLUBES DE FUTEBOL
AUTOR (ES):
Ana Catarina Silva1 Carla Barros2 Ricardo Rocha3 Viviana Costa4
Resumo: Ao longo dos últimos anos o conceito de marketing tem sido grandemente debatido (Kotler e Armstrong, 2014). Desta forma, o marketing alarga o seu conceito a diversas áreas como é o caso do desporto. O Marketing Desportivo surge como um método de divulgação não só dos produtos e serviços que as organizações desportivas têm para oferecer, assim como a criação de relações com os seus adeptos, empresas e marcas patrocinadoras e, até, com os media (Sá e Sá, 2009). Esta relações podem ser efetivadas através da comunicação digital. É neste ponto que surge o Marketing Digital associado ao Desporto. Os canais de comunicação digitais, como as redes sociais, ganham uma expressão significativa pelo facto de auxiliarem o processo de interatividade com os consumidores e com os possíveis stakeholders. A criação destas relações funciona como um trabalho em equipa (Noite, 2013). Assim, o objetivo geral deste estudo é perceber a importância que o Marketing Desportivo Digital assume nos clubes de futebol. Para este efeito, foi elaborado um questionário, com o desafio de compreender se as diversas práticas utilizadas pelos clubes, a nível digital, influenciam a fidelidade e a relação dos adeptos ao clube.

Palavras- chave: marketing desportivo, marketing digital, redes sociais.

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