ISSN 2316-3992
VOLUME: 7
NÚMERO: 15
JULHO - DEZEMBRO (2019)
TíTULO:
MARKETING DESPORTIVO: O CASO REAL MADRID
AUTOR (ES):
Diogo Costa Cruz1 Eduardo Silva Pinto2 Fábio Cruz Oliveira3 Maria Nascimento Cunha4 José Magano5
Resumo: Baseado no questionário de Soares (2015) discorreremos sobre a relação dos fãs desportivos com o seu clube esse tema cada vez mais abordado e que os clubes dão extrema importância, dada a grande relevância econômico-financeira desta relação clube de desporto versus seus clientes, aqui tratados neste contexto meramente como fãs. As estratégias de gestão desportiva englobam cada vez mais conceitos como o produto desportivo, o fã desportivo, os relacionamentos com os clubes, marketing desportivo e canais de comunicação, estando a maioria dos conceitos interligados entre si, de tal forma que a correlação se torna inseparável. O marketing desportivo tem conhecido um grande desenvolvimento na última década. Os investigadores verificaram que não existem estudos na área que abordem especificamente o Real Madrid. Os grandes clubes, como o Real Madrid, têm relevância em todo o mundo, necessitando explorar formas de manter um forte relacionamento com os fãs, não somente com os que estão localizados na área onde o clube está sedeado, mas também nos territórios mais longínquos.

Palavras- chave: Desporto, Real Madrid, Marketing

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