VOLUME: 6
NÚMERO: 14
JANEIRO - JULHO (2019)
TÍTULO:
CELULAR E EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO MÓVEL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO PARANÁ
AUTOR (ES):
André Crepaldi1
Resumo:
O presente artigo tem como tema, celular e educação e, como recorte, o uso do
dispositivo móvel como instrumento pedagógico eficiente no estado do Paraná. O
objetivo desta pesquisa é discutir de que modo o celular pode ser utilizado como
recurso pedagógico eficiente em sala de aula no estado do Paraná, de acordo com a
lei estadual nº 18.118/2014-PR, considerando que, na maioria das vezes, é proibido
o uso nas escolas do estado. Para isso, adotou-se como estratégia metodológica o
estudo de caso e pesquisa bibliográfica, realizada por meio de consultas em artigos
científicos, dissertações de mestrado e tese de doutorado, com base no banco de
dados da Capes. Conclui-se que utilizar o celular em sala de aula demanda mais
força de vontade e interesse do professor, uma vez que, seu uso é permitido pela
legislação do estado, desde que apropriado para fins pedagógicos. O celular pode
ser um excelente instrumento pedagógico, capaz de potencializar o processo de
ensino e aprendizagem.
Palavras- chave:
Celular, tecnologia, professor, educação, instrumento.
UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2019