VOLUME: 6
NÚMERO: 14
JANEIRO - JULHO (2019)
TÍTULO:
A IMPORTÂNCIA DA COERÊNCIA DA IMAGEM DE UMA
INFLUÊNCIADORA DIGITAL JUNTO A SUA AUDIÊNCIA ONLINE: A ÁNALISE DO CASO RAWANA
AUTOR (ES):
Helen Tatiana Takamitsu1
José Alcides Gobbo Júnior2
Resumo:
Este artigo apresenta a análise da crise de imagem da Influenciadora digital Yovana
Mendoza Ayres, popularmente conhecida como a imperatriz dos crudiveganos
(pessoas que se alimentam unicamente de vegetais que não tenham sido
cozinhados) quando foi descoberta comendo peixe em um restaurante através de
um post de uma amiga. O objetivo do presente trabalho foi o de identificar as ações
tomadas pela influenciadora no gerenciamento da crise e também de propor ações
tendo como embasamento a revisão bibliográfica e o monitoramento do perfil dela
no Instagram antes e após o ocorrido. Os dados coletados demonstraram alguns
resultados primários decorrentes das ações tomadas pela Influenciadora no sentido
de ampliar ou até mesmo de mudar sua audiência dos veganos para o público
adepto de um estilo de vida saudável. Seu público realmente foi ampliado, mas
devido a sua grave crise de imagem os haters aumentaram também, o grande
desafio da Yovana será o de manter sua rentabilidade e seu modelo de negócios. Os
resultados da pesquisa confirmaram a importância de uma marca em ter uma
política de gestão e gerenciamento de crises em redes sociais bem como a
implantação de um monitoramento constante do perfil nas diversas plataformas.
Palavras- chave:
Crise em Redes sociais, Gestão de crise, Gerenciamento de Crise.
UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis
Dourados - Mato Grosso do Sul - BRASIL
Todos os direitos reservados a UNIGRAN | 2019