ISSN 2316-3992
VOLUME: 6
NÚMERO: 14
JANEIRO - JULHO (2019)
TÍTULO:
OS ENFOQUES DE MARKETING NA CADEIA PRODUTIVA DA BOVINOCULTURA DE CORTE
AUTOR (ES):
EDVALDO RAMOS MARTINS1
Resumo: O Brasil é um grande produtor e exportador da carne bovina, segundo dados do IBGE. Com a demanda cada vez mais exigente, o mercado também acaba exigindo cada vez mais, estratégias para aumentar a competitividade neste setor, fazendo com que este produto, tradicionalmente tratado como uma commoditie, acaba necessitando de diferenciação, uma vez que as empresas do setor precisam de uma sobrevivência sustentável no mercado. Para isso, o objetivo principal deste trabalho está em analisar a cadeia produtiva de carne bovina, desde os insumos, até o produto final, incluindo os três segmentos básicos do agronegócio – antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira. Analisamos então os quatro enfoques de marketing na cadeia produtiva de carne bovina para ressaltar quais são as estratégias mais apropriadas para cada etapa desta cadeia e por fim, identificar as principais estratégias de marketing adotadas em cada etapa da cadeia. Verificamos que o marketing agrícola é um enfoque de grande importância, pois é onde se encontra a certificação de origem, considerada a principal estratégia de diferenciação de toda a cadeia produtiva.

Palavras- chave: Marketing de agronegócios, Cadeias Produtivas, Carne Bovina.

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