VOLUME: 6
NÚMERO: 14
JANEIRO - JULHO (2019)
TÍTULO:
OS ENFOQUES DE MARKETING NA CADEIA PRODUTIVA DA BOVINOCULTURA DE CORTE
AUTOR (ES):
EDVALDO RAMOS MARTINS1
Resumo:
O Brasil é um grande produtor e exportador da carne bovina, segundo dados do
IBGE. Com a demanda cada vez mais exigente, o mercado também acaba exigindo
cada vez mais, estratégias para aumentar a competitividade neste setor, fazendo
com que este produto, tradicionalmente tratado como uma commoditie, acaba
necessitando de diferenciação, uma vez que as empresas do setor precisam de uma
sobrevivência sustentável no mercado. Para isso, o objetivo principal deste trabalho
está em analisar a cadeia produtiva de carne bovina, desde os insumos, até o
produto final, incluindo os três segmentos básicos do agronegócio – antes da
porteira, dentro da porteira e depois da porteira. Analisamos então os quatro
enfoques de marketing na cadeia produtiva de carne bovina para ressaltar quais são
as estratégias mais apropriadas para cada etapa desta cadeia e por fim, identificar
as principais estratégias de marketing adotadas em cada etapa da cadeia.
Verificamos que o marketing agrícola é um enfoque de grande importância, pois é
onde se encontra a certificação de origem, considerada a principal estratégia de
diferenciação de toda a cadeia produtiva.
Palavras- chave:
Marketing de agronegócios, Cadeias Produtivas, Carne Bovina.
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